Aspectos de concordância verbal na aprendizagem do português língua estrangeira
Palavras-chave:
Português língua estrangeira, Concordância verbal, Pessoa e número, Aspetos marcantesResumo
Este artigo tem com objetivo apresentar as tendências da concordância verbal em Português língua estrangeira. O estudo baseia-se na teoria sociolingüística e na metodologia qualitativa de tal sorte que revela aspetos de concordância salientes na linguagem escrita por aprendentes de Português na Universidade do Zimbabwe. Os resultados indicam aspetos e fatores de concordância verbal desviante comuns a todas as variantes. No entanto, os mesmos dados revelam igualmente aspetos particulares ao grupo. As variáveis sociais condicionantes dos desvios não são necessariamente as mesmas; ademais, enquanto noutras variantes, em que apenas se registram desvios de número, a saliência fônica singular/plural da terceira pessoa é favorável à concordância, no seio do grupo alvo, em que ocorrem desvios de número e de pessoa, revela-se menos significativa. É na concordância em pessoa que se concentram as dificuldades, as quais consistem na confusão entre a 1ª e a 3ª pessoas do singular
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