Análise das implicaturas e implícitos: um olhar sobre os não-ditos na música "Inocente"
Resumo
No presente estudo objetivou-se analisar as Implicaturas e Implícitos na letra da música “Inocente”, do cantor angolano Paulo Flores, a fim de observar as intenções comunicativas do autor e identificar possíveis interpretações do texto a partir do olhar da Pragmática e da Análise do Discurso. A metodologia de pesquisa deu-se em duas etapas, inicialmente fez-se o levantamento bibliográfico do aporte teórico, posteriormente selecionou-se o objeto de estudo da pesquisa. A análise da música deu-se sob abordagem qualitativa para observar os não-ditos e possíveis inferências do texto (música) e suas contribuições na construção do sentido. No que tange a fundamentação teórica, referente à Pragmática abordou-se sobre a teoria das Implicaturas conforme contribuições de Grice (1975, 1978), nas abordagens de Basso e Pires de Oliveira (2014); Cançado (2012) e Costa (2009). E do ponto de vista da Análise do Discurso, as concepções de Pêcheux sobre o sentido dos Implícitos segundo Moraes (2009) e Orlandi (2000). Dos resultados, observou-se que os não-ditos na letra da música contribuem significativamente para entender o significado completo do texto, pois trata-se, de identificar pressuposições que despertam o leitor sobre questões subjacente nele.
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