Apontamentos sobre a relação entre a consciência e a linguagem a partir de Bakhtin e de Volóchinov
Resumo
O objetivo do nosso ensaio direciona-se aos nossos mapeamentos de parte das considerações de Volóchinov (2017) e de Bakhtin (2014) sobre a relação dialética, formadora e reguladora entre a consciência e a linguagem, o que se realiza através do signo ideológico, enquanto um objeto de materialidades únicas, cujos sentidos se produzem nas interações sociais entre os sujeitos. Para concretizá-lo, embasamo-nos em nossas análises de duas obras, recorrendo a outras para a elucidação e a fundamentação de nossa escrituração: “Marxismo e filosofia da linguagem” (2017), de Volóchinov, e “O freudismo”, de Bakhtin (2014). Fazemo-lo por meio do procedimento metodológico do correlacionamento enunciativo (BAKHTIN, 2011), compreendendo-as no marcado dialogismo de sua complementaridade e de sua responsividade.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo/SP: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
______. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: ______. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo/SP: Editora 34, 2017, p. 21-56.
______. O freudismo: um esboço crítico. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo/SP: Perspectiva, 2014.
______. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo/SP: Editora 34, 2016, p. 11-107.
BRANDIST, Craig. The Bakhtin Circle: Philosophy, Culture and Politics. Londres: Pluto, 2002.
DOMINGUES, Taciane. O Círculo de Bakhtin e o Idealismo Alemão: relações entre pensamento e língua. Estudos Linguísticos, São Paulo/SP, v. 46, n. 2, 2017, p. 641-654.
FARACO, Carlos Alberto. A. Autor e autoria. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo/SP: Contexto, 2016, p. 37-60.
GRILLO, Sheila. A obra em contexto: tradução, história e autoria. In: MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo/SP: Contexto, 2012, p. 19-37.
GRILLO, Sheila; AMÉRICO, Ekaterina. Glossário. In: VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo/SP: Editora 34, 2017, p. 353-367.
______. Nota de tradução número 12. In: VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo/SP: Editora 34, 2017, p. 117.
MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo/SP: Contexto, 2012.
MORSON, Gary. EMERSON, Caryl. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo/SP: Editora da USP, 2008.
SILVA, Adriana. Bakhtin. In: OLIVEIRA, Luciano (Org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo/SP: Parábola, 2013, p. 45-69.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo/SP: Editora 34, 2019.
______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo/SP: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fábio Luiz de Castro Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).