A escrita do texto dissertativo-argumentativo: um estudo de caso sobre as competências 2 e 3 do ENEM
Resumo
A escrita é um instrumento de comunicação que demanda prática, principalmente dos alunos do ensino médio que querem ingressar nas universidades de todo o Brasil, por intermédio de um processo seletivo. Considerando as características da escrita em redação escolar, esta pesquisa tem como objetivo verificar a escrita do tipo textual dissertativo-argumentativo solicitado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por intermédio do método de estudo de caso de abordagem qualitativa. Dessa forma, as redações aqui avaliadas são de alunos de uma escola particular de Fortaleza-CE que estão cursando o 3º ano do ensino médio. Para fundamentar nossa pesquisa, nos baseamos nos seguintes autores: Marcuschi (2008) e Coroa (2017). O foco desta pesquisa é voltado às exigências das Competências 2 e 3 detalhadas na Cartilha do participante do ENEM. A partir desta pesquisa, após as avaliações, foi obtido como resultados que os alunos necessitam mais do que apenas conhecimento sobre as particularidades da escrita, precisam ter letramento sobre o gênero redação do ENEM, pois é um texto que o aluno precisa utilizar elemento sociocultural para fundamentar seu texto e planejar o texto apresentando indícios de autoria, que são os quesitos avaliados nas competências 2 e 3, foco deste trabalho. Além disso, apresentar bom desenvolvimento na elaboração do tipo textual dissertativo-argumentativo. Concluindo assim, que a prática da escrita é de suma importância para que os alunos possam alcançar bons resultados na redação do vestibular e se inserir em uma instância social que pode garantir ao estudante a oportunidade de estudar em uma universidade pública.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A Redação do ENEM 2018 – Cartilha do Participante. Brasília: INEP/MEC, 2018.
CHARTIER, Roger. A Aventura do livro: do leitor ao navegador. 2. reimp. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial / Editora da UNESP, 1999.
COROA, Maria Luzia. O texto dissertativo-argumentativo. In: GARCEZ, L.H. C; CORRÊA, V. R. Textos dissertativos argumentativos: Subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: MEC, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. – 4.ed – São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. (Org.) Gêneros Textuais e Ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLSON, D.R.; HILDYARD, A.; TORRANCE, N. Literacy, language, and learning: the natural and consequences of reading and writing. Cambridge University Press, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adriana Regina Dantas Martins, Gisele Alves Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).