Aspectos a serem considerados por professores de alunos surdos
Resumo
O presente artigo tem por finalidade discutir um tema de suma importância para a história da educação especial. A inserção de alunos surdos em sala de aula. Entretanto, pelo viés dos estudos linguísticos, abarcar a possibilidade de tecer comentários e objetivos que possam ajudar professores nesta jornada árdua e carente de teorias de suporte numa via de mão dupla: professor/aluno. Procurar tomar um aproveitamento dos estudos em Linguística Aplicada, uma vez que esta se preocupa em debater conflitos acerca do ensino de línguas estrangeiras, tentando uma aproximação ao que podemos chamar de estudos surdos, não apenas inserindo a possibilidade de transmissão de uma língua estrangeira para um deficiente auditivo, mas também possíveis complicações envolvendo a própria LIBRAS.
Referências
COSTA, Edivaldo da Silva. Mãos tecendo histórias de vida: memórias dos surdos sergipanos egressos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (1944-1979). 2018. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
FABRICIO, Branca Falabella. Lingüística aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 45- 65.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla- São Paulo. 2013. Editora Martins Fontes, 2013, p. 223-233.
INSTITUTO NACIONAL DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS - INES. Disponível em: <http://www.ines.gov.br/conheca-o-ines> Acesso em: 10 de Outubro de 2019.
KLEIMAN, A. . Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. 1ed. São Paulo: Parábola, 2013, p. 39-58.
LEI 13.146. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm> Acesso em 15 de Julho de 2019.
Lei 10.845. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.845.htm> Acesso em: 15 de Julho de 2019.
MAGALHÃES, Fábio Gonçalves de Lima. O Papel do Intérprete de LIBRAS na Sala de Aula Inclusiva. In: Revista Brasileira de Educação e Cultura, N. 7, p. 73 – 86, (2013). Disponível em: <http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/educacaoecultura> Acesso em: 15 de Julho de 2019.
MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos, Revista Abehache, nº 6,p.165-185, 1º semestre de 2014.
MENDES, Edleise. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de português LE/L2. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (Orgs.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 355- 378.
MENEZES, V.; SILVA, M. M.; GOMES, I.F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C.; ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P (Org.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, p. 11-24.
NOVAES, R., TRUGILLO, E.. O aluno surdo no contexto do ensino regular. In: Revista Eventos Pedagógicos, Mato Grosso;Vol.2, N. 2,Dez. 2011. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/406>. Acesso em: 16 Julho 2019. P. 210 – 219.
PARAQUETT, Marcia. Questões imprescindíveis para a formação de professores interculturais latino-americanos: o lugar da cultura de tradição oral e afrodescendente. In: MATOS, Doris; PARAQUETT, Marcia (Orgs.). Interculturalidade e identidades: formação de professores de espanhol. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 73-99.
PENNYCOOK, Alastair. Uma lingüística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 67-84.
ROCHA, Décio; DAHER, Del Carmen. Afinal, como funciona a Linguística Aplicada e o que pode ela se tornar?. DELTA [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.105-141.
SILVA, Carine Mendes da; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Libras na educação de surdos: o que dizem os profissionais da escola?. Psicologia Escolar e Educacional., Maringá , Vol. 20, N. 1, p. 33-44, Apr. 2016 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100033&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 de Julho de 2019.
SOUZA, Rita de Cássia Santos et al. Introdução aos estudos sobre Educação dos surdos. Aracaju, Editora Criação, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).