Um coice da pesada: a linguagem violenta como reflexo da violência da sociedade em “O Tronco” de Bernardo Elis

Autores

  • Joélio de Jesus Dias de Jesus Dias FANESE
  • Antônio Ponciano Bezerra

Palavras-chave:

Linguagem; Violência; Antropologia linguística.

Resumo

O presente artigo propõe um estudo da violência através da análise das falas e gestos das personagens da obra “O Tronco”, de Bernardo Élis, com a finalidade de caracterizar a linguagem violenta na vida do homem social, em um recorte temporal, pois a obra estudada trata-se de uma representação do interior de Goiás no final do século XIX, na época do “coronelismo”. Ao coletar os discursos e atos violentos das personagens esta pequisaapropriou-se de um caráter descritivo e explicativo, levando-nos a compreensão do que a violência significa na vida do homem. Para este fim, observamos pressupostos da Antropologia Linguística e debruçamos em alguns teóricos, entre eles, Odália (1983), Dadoun (1988) e Preti (1989) que dissertaram acerca da origem e formas de violência.Verificou-se que a obra analisada utiliza o lúdico ao se revestir de um caráter de denúncia, o qual usa a linguagem agressiva para expor uma realidade observada, perpassandovalores e costumes que caracterizam um povo e seus ideais, ajudando-nos a conceber a violência como algo inerente ao homem e sua constituição.

 

 

Palavras-chave: Linguagem. Violência. Antropologia Linguística.

Referências

DADOUN, Roger. A violência. Ensaio acerca do “Homo Violens.” Rio de Janeiro: DIFEL, 1998.

DURANTI, Alessandro. ed. 2001. Antropologia Linguística.A Reader. Oxford, Blackwell.

ÉLIS, Bernardo, 1915, O Tronco: romance. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988

ODÁLIA, Nilo. O que é violência. São Paulo. Brasiliense. 1983.

PRETI, Dino (Org.) Análise de textos orais. 4ª. ed. São Paulo: Humanitas Publicações, 1989. p.250.

PRETI, D.. Norma e variedades lexicais urbanas. In: CASTILHO, A.T. de (Org.). Português culto falado no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989.

SOUZA, Genésio Seixas. Lingüística Histórica/Antropologia Lingüística: possibilidades interdisciplinares. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília. Anais (online), Brasília: ABRALIN, 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/140537025/Antropologia-Linguistica. Acesso em: 20 nov 2018.

Downloads

Publicado

24-07-2019