O menino do turbante: um relato sobre a diversidade étnica dos afrodescendentes na educação infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil; Lei nº10.639/2003; Afrodescendentes; Formação pedagógica.Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre a importância do reconhecimento das matrizes sociais, culturais e étnicas dos afrodescendentes e suas representações no processo de formação do pedagogo. Objetiva-se apresentar e discutir a experiência didática durante o componente curricular Prática em Educação Infantil no curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolveu-se o projeto didático “O menino do turbante: uma estória sobre a diversidade étnica dos afrodescendentes na Educação Infantil”, a fim de tornar significativa a aprendizagem da compreensão cultural e histórica afro-brasileira para os alunos do Grupo 5 da Educação Infantil, em uma escola municipal da cidade do Salvador na Bahia. Para a consecução do projeto considerou-se a constituição histórica dos núcleos familiares nas diversas comunidades soteropolitanas que a escola atende, com a perspectiva de que as crianças possam se sentir pertencentes à história da cultura afrodescendente de seus antepassados e sujeitos de uma nova história; assim como as relações entre as culturas e a igualdade entre os gêneros, através da estória sobre o menino que queria usar turbante. Os resultados apontaram que desafios enfrentados no cotidiano da escola, como: poucos materiais didáticos sobre a temática étnica dos afrodescendentes como livros, músicas e vídeos, por exemplo, impactam no desenvolvimento do trabalho didático pedagógico da professora regente, na aprendizagem das crianças, assim como na formação do pedagogo na pesquisa e construção de recursos para a prática da Lei nº10.639/2003, que determina a inclusão no currículo a obrigatoriedade da “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Referências
ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC),2017. Disponível em:http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/a_anped_e_a_bncc_versao_final.pdf Acesso: 15 de dezembro de 2017.
BARBOSA, M. C. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. (LDB). Brasília: Senado Federal. Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
_____. Ministério da Educação. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, 2006. Link: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf Acesso: 02 de novembro de 2017.
_____. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – Resolução CNE/CEB n° 5 de 17 de dezembro de 2009. Brasília, 2009.
CANDAU, V. M. F. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Set 2012, vol.33, no.120, p.715-726. ISSN 0101-7330. Link: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/04.pdf. Acesso: 20 de janeiro de 2018.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução de: Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
JESUS, Rodrigo Ednilson de. Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização. Educ. rev. vol.34 Belo Horizonte 2018 Epub 18-Jan-2018
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
VALVERDE, Danielle Oliveira; STOCCO; Lauro. Notas para a interpretação das desigualdades raciais na educação. Rev. Estud. Fem. vol.17 no.3 Florianópolis Sept./Dec. 2009.
MACHADO, Vanda; PETROVICH, Carlos. Ilê Ifé. O Sonho do Iaô Afonjá (Mitos Afro-brasileiros). 2° ed. Salvador: EDUFBA, 2002.
MALAGUZZI, L. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 1999.
METZNER, A. C.; FERREIRA, N. M.; SIQUEIRA, A. F. Trabalhando a Diferença na Educação Infantil: um novo olhar sobre as diferenças. Link: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/14602.pdf. Acesso: 02 de novembro de 2017.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras. In: MUNANGA, Kabengele (org). Superando o Racismo na Escola. Brasília, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).