MORELLO, Rosângela (Org.). Leis e línguas no Brasil: o processo de cooficialização e suas potencialidades. Florianópolis: IPOL, 2015, 140p.

Autores

  • Katiane de Carvalho Coêlho Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

línguas, plurilinguismo, cultura, Direito Linguístico, leis, cooficialização, municípios, línguas autóctones, línguas alóctones, LIBRAS

Resumo

O livro organizado por Rosângela Morello reúne experiências e avanços, no Brasil, no campo do Direito Linguístico, mais especificamente, em relação aos processos de cooficialização de línguas, fornecendo uma valiosa contribuição para o debate sobre a gestão da diversidade linguística brasileira. Foi publicado pelo IPOL (Instituto de Investigação e Desenvolvimento de Políticas Linguísticas), que atua na promoção da diversidade linguística e se especializou em políticas linguísticas como censos, educação bilíngue, direitos linguísticos, diagnósticos sociolinguísticos e inventários linguísticos.

Inserido na tentativa de mapear avanços para a garantia dos direitos linguísticos, “Leis e línguas no Brasil” tem como objetivo, nas palavras dos autores, “reunir, comentando, as leis e demais documentos ligados ao processo de cooficialização com o intuito de oferecer ao leitor uma compreensão histórica desse fato político e social”. A leitura permite concluir que o processo de cooficialização busca reconhecer juridicamente línguas de grupos sociais que foram privados de direitos linguísticos e culturais. Trata-se de uma iniciativa favorável à resistência desses grupos, levando-se em consideração a trajetória de exclusão de outras línguas e de imposição de uma única língua oficial - o português - pelo Estado brasileiro.

Biografia do Autor

Katiane de Carvalho Coêlho, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literatura)

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: . <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 10 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. LDB - Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 out. 2016.

LIRA, Pablo; CAVATTI, Caroline. O estado do Espírito Santo no Censo 2010. Brasil: Núcleo do Observatório das Metrópoles CNPQ/INCT, 2010. Disponível em:<http://www.observatoriodasmetropoles.net/download/Censo_ES_e_RMGV.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2016.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Declaração universal dos direitos linguísticos: novas perspectivas em política linguística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de; ALTENHOFEN, Cléo. O in vitro e o in vivo na política da diversidade linguística do Brasil. In: MELLO, Heliana; ALTENHOFEN, Cléo; RASO, Tommaso. Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Downloads

Publicado

05-02-2017

Edição

Seção

Resenha