Relato de experiência na EEMTI Júlia de Melo em Cascavel/CE: uma abordagem da função social dos gêneros discursivos no ensino da cultura afro

Autores

  • Larisse Ferreira de Alcântara Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) / SEDUC-CE
  • Rosimeire Oliveira Azevedo Ramos UECE - Universidade Estadual do Ceará
  • Nukácia Meyre Silva Araújo UECE - Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Literatura afro-brasileira, Centro de multimeios

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar um relato de experiência acerca de uma proposta pedagógica de fomento à leitura de diversos gêneros discursivos de temática afro. Apresenta como objetivos específicos: potencializar o ambiente de multimeios como espaço privilegiado para a mediação da leitura, despertar o desejo pela leitura através de vários gêneros literários, contribuir para uma prática reflexiva e crítica a partir do que se leu. A atividade foi desenvolvida pelo Centro de Multimeios da EEMTI de Júlia de Melo, localizada no município de Cascavel/Ce, no período de fevereiro a abril de 2024. Para este propósito, foram utilizados como material de análise contos, ensaio, romance e relato autobiográfico de autoras afro-brasileiras. Este trabalho apresentou uma abordagem do tipo qualitativa, empreendendo uma pesquisa aplicada, com uma abordagem exploratória, descritiva e explicativa. As teorias abordadas neste estudo correspondem às ideias propostas por Bakhtin (2000) sobre gêneros discursivos, bem como os PCNs quando se refere ao ensino desses gêneros, Kleiman (1989) e Freire (2003) para as definições de leitura, bem como as autoras das obras lidas: a professora Conceição Evaristo, a filósofa, escritora e professora Djamila Taís Ribeiro dos Santos e a escritora Carolina Maria de Jesus. A partir das atividades desenvolvidas, percebemos que as estratégias utilizadas para o estímulo à participação dos alunos foram essenciais e garantiram a concretização dos objetivos traçados no início do projeto. Na etapa de conclusão, foi possível observar que os alunos conseguiram progredir quanto às competências de leitura, de compreensão e de escrita. Além disso, demonstraram mais desejo em participar de futuros projetos de leitura desenvolvidos pelo Centro de Multimeios.

Biografia do Autor

Larisse Ferreira de Alcântara Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) / SEDUC-CE

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Rosimeire Oliveira Azevedo Ramos, UECE - Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/Ce e professora de Língua Portuguesa no estado do Ceará. 

Nukácia Meyre Silva Araújo, UECE - Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/Ce, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará, professora do Mestrado Profissional em Letras/UECE e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Referências

AFFLERBACH, P. PEARSON, P. D. PARIS, S. G. Clarifying differences between reading skills and reading strategies. The Reading Teacher, 61, 364-373. doi: 10.1598/RT.61.5.1. 2008.

ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo, Parábola editorial, 2005.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011 (1988), p. 188.

CAROLINA DE JESUS, A ESCRITORA ALÉM DO QUARTO. Caminhos da reportagem, Brasília: TV Brasil, 22 de novembro de 2020.

CONCEIÇÃO EVARISTO. Roda Viva, São Paulo: TV Cultura, 06 de setembro de 2021.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso: 5 mar. 2024.

FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 2003.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 1989.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed., 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021 [1997].

MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

OLIVEIRA, E. S.; SANTOS, M. A. S.; SILVA, A. G. A. O livro didático: Um Estudo da Abordagem da História do Negro em São Luís do Quitunde. In: VII Semana Internacional de Pedagogia, Alagoas, 2014. Disponível em:< http://epeal2014.dmd2.webfactional.com/trabalhos-identificado/63-Com-identifica.pdf>. Acesso em: 01 Mar. 2024.

RACISMO ESTRUTURAL. Café Filosófico CPFL. São Paulo: TV Cultura, 14 de março de 2021.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

SOARES, Magda (2003). Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Lima, L. F. de A., Ramos, R. O. A., & Araújo, . N. M. S. (2024). Relato de experiência na EEMTI Júlia de Melo em Cascavel/CE: uma abordagem da função social dos gêneros discursivos no ensino da cultura afro. andinga evista e studos Linguísticos (ISSN: 2526-3455), 8(2), 9–19. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1919