Relato de experiência na EEMTI Júlia de Melo em Cascavel/CE: uma abordagem da função social dos gêneros discursivos no ensino da cultura afro
Palavras-chave:
Gêneros discursivos, Literatura afro-brasileira, Centro de multimeiosResumo
O presente trabalho tem como finalidade apresentar um relato de experiência acerca de uma proposta pedagógica de fomento à leitura de diversos gêneros discursivos de temática afro. Apresenta como objetivos específicos: potencializar o ambiente de multimeios como espaço privilegiado para a mediação da leitura, despertar o desejo pela leitura através de vários gêneros literários, contribuir para uma prática reflexiva e crítica a partir do que se leu. A atividade foi desenvolvida pelo Centro de Multimeios da EEMTI de Júlia de Melo, localizada no município de Cascavel/Ce, no período de fevereiro a abril de 2024. Para este propósito, foram utilizados como material de análise contos, ensaio, romance e relato autobiográfico de autoras afro-brasileiras. Este trabalho apresentou uma abordagem do tipo qualitativa, empreendendo uma pesquisa aplicada, com uma abordagem exploratória, descritiva e explicativa. As teorias abordadas neste estudo correspondem às ideias propostas por Bakhtin (2000) sobre gêneros discursivos, bem como os PCNs quando se refere ao ensino desses gêneros, Kleiman (1989) e Freire (2003) para as definições de leitura, bem como as autoras das obras lidas: a professora Conceição Evaristo, a filósofa, escritora e professora Djamila Taís Ribeiro dos Santos e a escritora Carolina Maria de Jesus. A partir das atividades desenvolvidas, percebemos que as estratégias utilizadas para o estímulo à participação dos alunos foram essenciais e garantiram a concretização dos objetivos traçados no início do projeto. Na etapa de conclusão, foi possível observar que os alunos conseguiram progredir quanto às competências de leitura, de compreensão e de escrita. Além disso, demonstraram mais desejo em participar de futuros projetos de leitura desenvolvidos pelo Centro de Multimeios.
Referências
AFFLERBACH, P. PEARSON, P. D. PARIS, S. G. Clarifying differences between reading skills and reading strategies. The Reading Teacher, 61, 364-373. doi: 10.1598/RT.61.5.1. 2008.
ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo, Parábola editorial, 2005.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011 (1988), p. 188.
CAROLINA DE JESUS, A ESCRITORA ALÉM DO QUARTO. Caminhos da reportagem, Brasília: TV Brasil, 22 de novembro de 2020.
CONCEIÇÃO EVARISTO. Roda Viva, São Paulo: TV Cultura, 06 de setembro de 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso: 5 mar. 2024.
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 2003.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 1989.
KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed., 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021 [1997].
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
OLIVEIRA, E. S.; SANTOS, M. A. S.; SILVA, A. G. A. O livro didático: Um Estudo da Abordagem da História do Negro em São Luís do Quitunde. In: VII Semana Internacional de Pedagogia, Alagoas, 2014. Disponível em:< http://epeal2014.dmd2.webfactional.com/trabalhos-identificado/63-Com-identifica.pdf>. Acesso em: 01 Mar. 2024.
RACISMO ESTRUTURAL. Café Filosófico CPFL. São Paulo: TV Cultura, 14 de março de 2021.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
SOARES, Magda (2003). Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larisse Ferreira, Rosimeire Oliveira, Nukácia Meyre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).