O debate político em sala de aula: a construção discursivo-midiática do caso Euclides de Agrela à luz da Análise do Discurso Crítica

Autores

  • Francisco Djefrey Simplicio Pereira Universidade Estadual do Ceara
  • Raimundo Ruberval Ferreira Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Hegemonia, Discurso, Sala de Aula, Análise de Discurso Crítica, Debate Político

Resumo

Este artigo objetiva descrever e discutir o processo discursivo pelo qual o evento Euclides de Agrela é construído, por meio de instâncias enunciativas hegemônica religiosa e corporativa de mídia, e suas implicações ideológicas no contexto mais imediato de sala de aula. Mais especificamente, busca-se compreender como o emprego de algumas formas linguísticas particulares contribui para o estabelecimento e a sustentação de relações de dominação no interior do discurso e fora dele. Para essa análise, foram selecionadas duas notícias sobre o caso: uma veiculada pelo UOL, associado ao grupo Folha de São Paulo e representando a mídia corporativa, e outra pelo Gospel Prime, que é considerada uma mídia hegemônica por pertencer à esfera religiosa de maior adesão no Brasil. A pesquisa toma como referencial teórico a Análise de Discurso Crítica em sua discussão sobre o elemento discursivo das práticas sociais, no caso, a prática social midiática, a partir de um tipo de significado proposto por Fairclough (2003), o representacional, aqui analisado em função da categoria da transitividade. Para pensar o problema em questão, simultaneamente, linguístico, educacional e sociológico, dialogamos com teóricos sociais como Laclau e Mouffe (2001) e Thompson (2011). Mostramos, ao final, como as significações do evento operam tanto para articular quanto para desarticular relações no sistema discursivo de diferenças da realidade. Assim, o debate político em sala de aula constitui-se discursivamente como luta pela hegemonia da vida sociopolítica.

Biografia do Autor

Francisco Djefrey Simplicio Pereira, Universidade Estadual do Ceara

Doutorado em andamento em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE). Professor da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE). ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5555-9694.

Raimundo Ruberval Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

É Professor Adjunto do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará/FAFIDAM (1991), Mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutor em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, (2005). Durante seu doutoramento realizou Estudos Doutorais Livres na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França, como Pesquisador Convidado, em 2003/2004. É membro do GT Práticas identitárias em Lingüística Aplicada da ANPOLL e da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN). É Coordenador do Grupo de Estudos de Mídia e Tensões Sociais no Contemporâneo - GEMTES e um dos fundadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática, ligado ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Atua nas áreas de Semântica e Pragmática, Estudos do texto/discurso e Mídia. É autor dos livros GUERRA NA LÍNGUA: MÍDIA, PODER E TERRORISMO (Fortaleza: Eduece, 2007) e UM MAPA DA CRÍTICA NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM E DO DISCURSO (Em parceria - São Paulo: Pontes Editores, 2016). Tem artigos publicados em livros, anais de congresso e revistas nacionais e internacionais.

Referências

ARAGÃO, Jarbas. Aluno evangélico é humilhado por professor militante do PSOL. Gospel Prime, 2018. Disponível em: http://adriolargo.com.br/brasil-aluno-evangelico-e-humilhado

por-professor-militante-do-psol/. Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

BHASKAR, Roy et al. Critical realism. In: Proceedings of the standing conference on realism and human sciences, Bristol, UK. 1998.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha d'agua, v. 25, n. 2, p. 307-329, 2012.

FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2014.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; MATTHIESSEN, Christian. Introduction to functional grammar. Routledge, 2004.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.

MOURA, Fernanda Pereira De. “Escola Sem Partido”: relações entre Estado, Educação E

Religião e os impactos no ensino de História. Mestrado Profissional em Ensino de História.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio De Janeiro, 2016.

PEREIRA, Francisco Djefrey Simplicio. Representação, hegemonia e violência divina a partir dos discursos sobre a destituição de Dilma Rousseff: uma análise dos documentários Democracia em vertigem e Não vai ter golpe. 2023. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2023.

PEZZO, Rafael. Debate entre professor e aluno sobre situação do país vira motivo de ameaça. UOL, 2018. Disponível em: Debate entre professor e aluno sobre situação do país vira motivo de ameaça - 14/04/2018 - UOL Educação . Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

PINHEIRO, Cristiano Guedes. Escola Sem Partido (ESP) versus Professores Contra o

Escola Sem Partido (PCESP): tensões e discurso nas redes sociais. Tese (Doutorado) —

Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de

Pelotas. Pelotas, 2017.

RAMALHO, Viviane; DE MELO RESENDE, Viviane. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Pontes Editores, 2011.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise crítica do discurso. São Paulo: Contexto, 2006.

SAYER, A. Características-chave do Realismo Crítico na prática: um breve resumo. Estudos de Sociologia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, 6(2): 7-32, 2000.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Leya, 2017.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa . 9. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TRAVINCAS, Amanda Costa Thomé. A tutela jurídica da liberdade acadêmica no Brasil:

A liberdade de ensinar e seus limites. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em

Direito PUCRS, 2016.

ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Boitempo Editorial, 2015.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Francisco Djefrey Simplicio Pereira, & Raimundo Ruberval Ferreira. (2024). O debate político em sala de aula: a construção discursivo-midiática do caso Euclides de Agrela à luz da Análise do Discurso Crítica. andinga evista e studos Linguísticos (ISSN: 2526-3455), 8(2), 41–56. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1884

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)