Quadrinhos institucionais: uma análise comparativa dos gêneros da Turma da Mônica

Autores

  • Lorrane Santos Aragão Martins UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH).

Palavras-chave:

Quadrinho institucional, Quadrinho humorístico, Gênero de discurso, Turma da Mônica, Mauricio de Sousa

Resumo

As revistas em quadrinhos são utilizadas tanto como um meio para entreter os jovens e as crianças como também para transmitir informações educacionais. Elas, segundo Ramos (2009), são como um enorme rótulo, um hipergênero, que abarca vários gêneros diferentes. Mas histórias com os mesmos personagens podem gerar gêneros distintos? Nesta pesquisa, comprovaremos que sim. Para chegar a essa afirmação, utilizamos duas histórias da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. A primeira é denominada “Uso racional da água e saneamento básico”, voltada para o gênero institucional. Já a outra tem como título “Cebolinha em: a vida é dura, que tal amaciar?”, direcionada para o gênero humorístico. Ademais, para fundamentar esta pesquisa, baseamo-nos nos estudos de Maingueneau (2013; 2015; 2018), o qual aborda que, para reconhecer um gênero, é preciso verificar os critérios situacionais que cada um abrange. Além disso, com a intenção de contextualizarmos a trajetória de Mauricio de Sousa e o processo de criação de seus personagens, utilizamos sua autobiografia, intitulada “A história que não está no gibi”. Igualmente, analisamos os trabalhos de Bortoluzzi (2019), Mendonça (2008), Monteiro e Scholtz (2017), Queiroz (2012), Ramos (2014), Sarro (2017), Santos (2013) e Takahashi (2015), a fim de definirmos as características que os dois gêneros mencionados detêm. Para concluir, observamos, através deste estudo, que os critérios situacionais dos gêneros afetam sua composição, ainda que os conteúdos detenham os mesmos personagens, assim como as histórias em quadrinhos utilizadas para esta análise.

Referências

BORTOLUZZI, Rédi Roger Bauer. Quadrinhos institucionais de temática militar: uma comparação entre a turma da Mônica e recrutinha. In: 6as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2019, São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da USP. Disponível https://jornadas.eca.usp.br/anais/6asjornadas/q_educacao/redi_bortoluzzi.pdf. Acesso em: 09 jun. 2024.

INSTITUTO Pró-livro. Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Ibope inteligência. 4ª edição. 2016. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

INSTITUTO Pró-livro. Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Ibope inteligência. 5ª edição. Itaú Cultural. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/lorra/Downloads/5a_edicao_Retratos_da_Leitura-_IPL_dez2020-compactado.pdf. Acesso em: 26 ago. 2024.

IMAGENS PNG. Turma da Mônica. Pinterest. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/347340190013580546/. Acesso em: 24 ago. 2024.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Maria Cecília P. de Souza - e Silva, Décio Rocha. 6. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2013.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. Trad. Adail Sobral. 2. ed. 2 reimpr. São Paulo: Contexto, 2018.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Ciência em quadrinhos: recurso didático em cartilhas educativas. Recife. 2008. 223f. Tese (doutorado em linguística) - Universidade Federal de Pernambuco. Fortaleza, 2008.

MUNGFALI. Cebolinha em: a vida é dura, que tal amaciar? Pinterest. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/440297301081785221/. Acesso em: 09 jun. 2024.

QUEIROZ, Jozefh Fernando Soares. Humor em quadrinhos: um estudo de narrativas gráficas brasileiras. 122f. Dissertação. Universidade Federal de Alagoas - Faculdade de Letras. Programa de pós-graduação em letras e linguística. Maceió, 2012. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/6242/1/Humor%20em%20quadrinhos%20um%20estudo%20de%20narrativas%20gr%c3%a1ficas%20brasileiras%20e%20argentinas.pdf. Acesso em: 09 jun. 2024.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

RAMOS, Paulo. Gêneros do humor nos quadrinhos. In: LINS, Maria da Penha Pereira; CAPISTRANO JR., Rivaldo (Orgs.). Quadrinhos sob diferentes olhares. Vitória: PPGEL-UFES. p. 65-86.

SANTOS, Roberto Elísio dos. História em Quadrinhos Infantil: leitura para crianças e adultos. Marca de Fantasia. Parahyba, 2022. 2. ed. Disponível em: https://marcadefantasia.com/livros/quiosque/hqinfantil/hqinfantil.pdf. Acesso em: 09 jun. 2024.

SANTOS, Roberto Elísio dos. Humor, metalinguagem e intertextualidade nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa. In: 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2013, São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da USP. Disponível em: https://jornadas.eca.usp.br/anais/2asjornadas/anais/3%20-%20ARTIGO%20-%20ROBERTO%20ELISIO%20DOS%20SANTOS%20-%20HQ%20E%20HUMOR.pdf. Acesso em: 09 jun. 2024.

SARRO, Ed Marcos. Quadrinhos de uso corporativo e a contemporaneidade: do boom nos anos 90 ao declínio do gênero no Brasil. 2017. 155 f. Tese (Doutorado em comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-07072017-114035/publico/EDMARCOSSARROVC.pdf. Acesso em: 09 jun. 2024.

SCHOLTZ, Alexandre; MONTEIRO, Maria da Graça Miranda de França. O uso de história em quadrinhos na comunicação institucional: estudo de caso do gibi Recrutinha. 2017. Negócios em Projeção, volume 8, número 1. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180423194339id_/http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao1/article/viewFile/852/676. Acesso em: 09 jun. 2024.

SILVA, Nadilson M. da. Elementos para a análise das Histórias em Quadrinhos. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001. Disponível em: https://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/145679190592438538598866043670438455063.pdf. Acesso em: 09 jun. 2024.

SOUSA, Mauricio de. A história que não está no gibi. Rio de Janeiro: Primeira Pessoa, 2017a.

SOUSA, Mauricio de. Uso racional da água e saneamento básico. São Paulo. Editora Mauricio de Sousa. Sabesp. Governo do Estado de São Paulo. 2017b.

TAKAHASHI, Thiago Seiji. A potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa: gibis impressos, digitais e Graphic Novels. 2015. 222f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Santos Aragão Martins, L. (2024). Quadrinhos institucionais: uma análise comparativa dos gêneros da Turma da Mônica. andinga evista e studos Linguísticos (ISSN: 2526-3455), 8(2), 57–80. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1811

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)