O fazer persuasivo das fake news sobre Covid-19

Autores

  • Leonardo Chaves Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Carolina Lindenberg Lemos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Persuasão, fake news, COVID-19, Semiótica discursiva

Resumo

Nas fake news, a força da relação intersubjetiva entre os sujeitos da cena enunciativa (enunciador/destinador e enunciatário/destinatário) é imprescindível à sua persuasão. Ciente disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de persuasão mobilizadas para a construção dos efeitos de sentido de verdade em fake news de tratamento à COVID-19. Para isso, optamos por empreender este estudo sob a perspectiva da semiótica discursiva proposta por Greimas (2014), destacando as nuances da persuasão na esfera do Percurso Gerativo do Sentido. Com esse arcabouço, debruçamo-nos sobre um corpus composto por dois textos. Da análise de cada peça desinformativa pudemos observar diferentes estratégias de construção de sentido mobilizadas a partir da oposição entre diferentes programas narrativos (“familiar” vs “desconhecido” e “nós” vs “eles”) e seus recobrimentos discursivos que podem ser agrupados, principalmente, em estratégias argumentativas de aproximação e conspiração.  

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. A complexidade discursiva na internet. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v.13, n.2, 2015, p. 31-31. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/8028. Acesso em: 02 jul. 2023.

BARROS, Diana Luz Pessoa De. Algumas reflexões semióticas sobre enunciação. In: DI FANTI, M.G; BARBISAN, L.B (orgs). Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012, p. 28-4

BARROS, Diana Luz Pessoa de. As fake news e as anomalias. Verbum Cadernos de Pós-Graduação, v. 9, n. 2. São Paulo: PUC-SP, 2020. p. 26-41. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/50523. Acesso em:

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, [1988]2005, p. 37-93.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003, p.37-344.

DE BARCELOS, Thainá do Nascimento et al. Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 45, p. e65, 2021. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/53907. Acesso em: 24 jun. 2023.

DE MATOS, Rafael Christian. fake news frente a pandemia de COVID-19. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 3, pág. 78-85, 2020. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1595. Acesso em: 8 de jul. 2023.

DE SOUSA JÚNIOR, João Henriques et al. Da Desinformação ao Caos: uma análise das fake news frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, v. 13, n. 2 COVID-19, p. 331-331, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/35978. Acesso em: 28 de jun. 2023.

É FALSO que chá de boldo elimina sintomas da COVID-19 em até três horas. Agência Lupa. 14 mai. 2020. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2020/05/14/verificamos-cha-boldo-covid/. Acesso em 14 set. 2023.

É FALSO que yale publicou estudo que conclui que o uso da hidroxicloroquina é eficaz contra COVID-19. Agência Lupa. 14 out. 2020. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2020/05/14/verificamos-cha-boldo-covid/. Acesso em 14 set. 2023.

FERREIRA, Leonardo Chaves. A construção persuasiva das fake news sobre Covid-19 em uma perspectiva semiótica. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da Enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. – São Paulo: Contexto, 2016.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, [1979], 2008.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz. - 1. ed. - São Paulo: Nankin: Edusp, 2014. (Trad. de Du Sens II – Essais Sémiotiques, 1980).

LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: Interações semióticas. Tradução: Ana Cláudia de Oliveira. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

LOPES, Ivã Carlos; BEIVIDAS, Waldir. Veridicção, persuasão, argumentação: notas numa perspectiva semiótica. Todas as Letras-Revista de Língua e Literatura, v. 9, n. 1, 2007. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/650/580. Acesso em: 13 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. 5 maio 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente. Acesso em: 2 maio 2024.

SARAIVA, José Américo. Abralin ao vivo. Semiótica da quarentena. YouTube, 15 jun 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3fip2XenK0s&t=2736s. Acesso em: 20 set. 2023.

SARAIVA, José Américo; LEITE, Ricardo Lopes. Exercícios de semiótica discursiva. Fortaleza: EdUFC, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24993. Acesso em: 22 fev. 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA (SBA). Linha do tempo do Coronavírus no Brasil. 19 mar. 2022. Disponível em: https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil. Acesso em: 22 jan 2024.

TEIXEIRA, Lucia. Semiótica e política: um estudo de caso. Estudos Semióticos, 18(1), 64-80, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.195448. Acesso em: 17 de set. 2023.

TORRES, Lyssandra Maria Costa. A persuasão entre o fazer fazer e o fazer sentir: os regimes de sentido em peças de catálogos de produtos Avon e Natura. 2016. 141f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)