O fazer persuasivo das fake news sobre Covid-19
Palavras-chave:
Persuasão, fake news, COVID-19, Semiótica discursivaResumo
Nas fake news, a força da relação intersubjetiva entre os sujeitos da cena enunciativa (enunciador/destinador e enunciatário/destinatário) é imprescindível à sua persuasão. Ciente disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de persuasão mobilizadas para a construção dos efeitos de sentido de verdade em fake news de tratamento à COVID-19. Para isso, optamos por empreender este estudo sob a perspectiva da semiótica discursiva proposta por Greimas (2014), destacando as nuances da persuasão na esfera do Percurso Gerativo do Sentido. Com esse arcabouço, debruçamo-nos sobre um corpus composto por dois textos. Da análise de cada peça desinformativa pudemos observar diferentes estratégias de construção de sentido mobilizadas a partir da oposição entre diferentes programas narrativos (“familiar” vs “desconhecido” e “nós” vs “eles”) e seus recobrimentos discursivos que podem ser agrupados, principalmente, em estratégias argumentativas de aproximação e conspiração.
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