Análise dos julgamentos realizados nos tweets dos senadores de esquerda sobre os comportamentos no oito de Janeiro de 2023 em Brasília

Autores

  • Viviane dos Reis Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • João Paulo Lima Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Palavras-chave:

Julgamento, Sistema de Avaliatividade, Oito de janeiro de 2023, Senadores de Esquerda, Tweets

Resumo

Neste artigo buscamos descrever as avaliações nas práticas linguístico-discursivas dos senadores de esquerda no que diz respeito aos comportamentos ocorridos no dia Oito de Janeiro de 2023 em Brasília. Nesse sentido, para entendermos as operacionalizações discursivas, analisamos os textos postados na plataforma Twitter, durante o dia oito, priorizando o funcionamento da língua no contexto dos atos. Como guia analítico, utilizamos o arcabouço teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), sobretudo, o que concerne ao sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), que trabalha os recursos semântico-discursivos utilizados na e pela linguagem para realizamos avaliações que expressam nossas posições, comportamentos e atitudes perante o objeto avaliado. Assim, incorporada a Gramática Sistêmico-Funcional, a Avaliatividade fornece subsídios para a descrição e interpretação das funcionalidades avaliativas recorrentes nos usos linguísticos cotidianos. Por isso, fundamentamo-nos na categoria semântica de julgamento, pertencente ao sistema de Avaliatividade, para investigar o modo como os senadores avaliaram os comportamentos e o caráter dos agentes contrapuseram ao Estado Democrático de Direito. Desse modo, para descrevermos os discursos dos parlamentares, inicialmente localizamos os julgamentos realizados e, com base neles, interpretamos as ações dos avaliadores no contexto dos atos. Realçamos que este artigo resulta de uma dissertação apresentada em 2023 para conclusão do curso de Licenciada em Letras, na qual foram exploradas as avaliações dos 27 senadores eleitos em 2022. Aqui, apresentamos um recorte focado apenas do Grupo de Esquerda com o intuito problematizar as ações avaliadas e o modo como elas foram textualizadas pelos avaliadores, uma vez que estes são responsáveis por gerar e gerir as leis brasileiras, transgredidas no Oito de Janeiro.

Biografia do Autor

Viviane dos Reis Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Tauá. Membro ativa do PIBIC Explorando a Linguística Sistêmico-Funcional no Cenário Acadêmico Brasileiro (2010-2023).

João Paulo Lima Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutor em Letras pelo PPGL-UFS, área de Concentração em Linguagem: Identidade e Práticas Sociais. Mestre em Estudos da Linguagem, área de concentração em Linguística Aplicada, pelo PPGEL - UFRN. Pós-Graduado em Teoria e Prática Textuais e Graduado em Letras Português.

Referências

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)