Uso do podcast como recurso didático no ensino de Língua Portuguesa: desafios e possibilidades

Autores

  • Amauri Soares da Silva Júnior Universidade de Pernambuco – UPE
  • Wesley Henrique Silva Pereira Universidade de Pernambuco – UPE
  • Marcus Garcia de Sene Universidade de Pernambuco – UPE

Palavras-chave:

Podcast, Recurso didático, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Esta pesquisa aborda a integração do podcast como recurso pedagógico no ensino da língua portuguesa. O objetivo do estudo é investigar o impacto e a percepção dos professores sobre o uso de podcasts nas aulas de Língua Portuguesa, visando enriquecer o processo da prática educativa. Os principais métodos utilizados incluem pesquisa de campo e análise de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos educadores enfrenta desafios ao implementar podcasts, mas consegue lidar com eles, destacando a eficácia dessa ferramenta para abordar temas contemporâneos. A relevância das conclusões reside na importância de reconhecer e superar os desafios, além de explorar maneiras criativas de integrar os podcasts ao currículo de língua portuguesa, proporcionando uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e engajadora para os alunos. Em suma, o estudo destaca a importância da inovação tecnológica no ambiente educacional e ressalta o potencial dos podcasts como uma ferramenta valiosa para promover a aprendizagem significativa e estimular o interesse dos estudantes pela língua portuguesa.

Biografia do Autor

Amauri Soares da Silva Júnior, Universidade de Pernambuco – UPE

Graduado em Letras Português pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul. Possui especialização em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa VAELP-TL (CNPq)

Wesley Henrique Silva Pereira, Universidade de Pernambuco – UPE

Graduado em Letras Português pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul. Possui especialização em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa VAELP-TL (CNPq).

Marcus Garcia de Sene, Universidade de Pernambuco – UPE

Professor Adjunto do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa VAELP-TL (CNPq)

Referências

AGUIAR, C. A. de A. Ensinar e aprender com Podcasts. Revista de Ciência Elementar, 2(03) – p. 80. 2004.

ARAÚJO, R. V. G.; LEÃO, M. B. C., LEITE, B. S., SILVA, J. R. R. T. Elaboração, aplicação e avaliação de podcasting de química no ensino médio In: Nuevas Ideas em Informática Educativa, Volumen 5, pp. 99-107, Santiago de Chile, 2010.

BARROS, G. C.; MENTA, E. (2007). Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, IX, n. 1, pp. 74-89. 2007.

BONILLA, M. H.; PRETTO, N. D. L. (2015). Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, 33(2), 499–521. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p499. Acesso em: 27 fev 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, A. A.; MOURA, A. Podcast: para uma aprendizagem ubíqua no ensino secundário. Braga, 2006.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019. p. 67-113.

CHEN, L. Podcasting for Graduate Learning. In C. Montgomerie & J. Seale (Eds.), Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. 2007 (pp. 203-204). Chesapeake, VA: AACE. 2007

COUTINHO, C. P.; ALVES, M. C. F. Educação e sociedade da aprendizagem: um olhar sobre o potencial educativo da internet. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, Vigo, v. 3, n. 4, p. 206-225, 2010.

FOSCHINI, A. C.; TADDEI, R. R. Coleção Conquiste a Rede: Podcast Disponível em: http://pt.globalvoicesonline.org/wp-content/uploads/2007/08/conquiste_a_rede_podcast.pdf. 2006. Acesso em: 24 fev. 2024

LIMA, K. M. da C. F. M.; CAMPOS, C. Z., BRITO, A. L. de: O Podcast como ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. 2020. Disponível em:https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD 4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf

MARTINS, J. de P. N.; GALHARDO, C. X.; SILVA, E. R. Da, S.; VIVIANNI, M. L. dos. Podcast As Innovation IN: Pedagogical Practices - RISUS - Journal on Innovation and Sustainability, volume 11, número 2 – 2020.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013.

MORAES, M. C. Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP. Papirus, 1997.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. São Paulo: Interações, vol. V, núm. 9, jan-jun, 2000, pp. 57-72.

MOURA, A; CARVALHO, A. A. Podcast: Potencialidades na Educação. Revista Prisma.com, nº3, pp. 88- 110. 2006.

PRETTO, N de L.; ASSIS, A. Cultura digital e educação: redes já! IN: PRETTO, N; SILVEIRA, S. A. (Org). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: Edufba, 2008. pp. 75-83. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/22qtc/pdf/pretto-9788523208899.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024. https://doi.org/10.7476/9788523208899

SAMPAIO-SILVA, R. O uso de recursos sonoros em aulas de sociologia para Ensino Médio. In: BODART, C. das N.; SAMPAIO-SILVA, R. (Orgs.) O ensino da Sociologia no Brasil, vol. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia,2019. Pp. 77-98.

SANTO, S. A. C. do E.. MOURA, G. C. de. SILVA, J. T. da. O uso da tecnologia na educação: Perspectivas e entraves. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 01, Vol. 04, pp. 31-45. Janeiro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/uso-da-tecnologia

SILVA, Â. C. da. Educação e Tecnologia: entre o discurso e a prática. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Púbicas em Educação, Rio de janeiro, vol. 19, n. 72. 2011.

SOUSA, C. M. Tecnologias digitas na educação. 21.ed. Campina Grande- PB: EDUEPB, pp. 22 e 25. 2011.

VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. IN: JOLY, M. C. R. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/Nied, 1999. p. 01-27.

VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso: UNIVASF, v. 10, p. 66-72, 2011.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Silva Júnior, A. S. da, Pereira, W. H. S. ., & Marcus Garcia de Sene. (2024). Uso do podcast como recurso didático no ensino de Língua Portuguesa: desafios e possibilidades. andinga evista e studos Linguísticos (ISSN: 2526-3455), 8(2), 21–39. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1666

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)