A concordância verbal e nominal em consignas de livros didáticos da 3ª série do ensino médio

Autores

  • Neyrivania Rodrigues dos Santos Lima Universidade Estadual do Piauí-UESPI
  • Ana Angélica Lima Gondim Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Palavras-chave:

Livro didático, concordância verbal e nominal, consignas, ensino médio

Resumo

Aspectos relacionados à concordância verbal e nominal vem gerando grandes discussões acerca do ensino de gramática e das variedades linguísticas presentes na língua portuguesa, uma vez que se tem a norma padrão como aquela que deve ser considerada em detrimento das demais manifestações da língua. Diante disso, este trabalho objetiva analisar como se caracterizam as propostas de ensino da concordância verbal e nominal em consignas de atividades dos livros didáticos de Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio utilizados em escolas públicas da cidade de Oeiras, Piauí. Quanto aos procedimentos, o estudo caracteriza-se como documental. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram consultados – com o intuito de identificar como esses documentos propõem o ensino acerca da concordância verbal e nominal na Educação Básica – e livros didáticos utilizados em instituições de ensino da cidade, visando analisar como a concordância verbal e nominal é exposta em consignas de atividades nesses materiais didáticos. Em termos teóricos, a pesquisa assume a definição de "consignas" constante em Dolz, Gagnon e Decândio (2010); pondera acerca das reflexões de Riestra (2004) no que concerne à utilização desse gênero em sala de aula; vale-se das concepções de "gramática" propostas por Travaglia (1996) e utiliza as abordagens de ensino propostas por Halliday, McIntosh e Strevens (1974). A partir da análise, constatamos que o ensino, por intermédio das consignas, é descritivo-prescritivo, não reflexivo, como era de se supor para a metodologia de trabalho com situações-problemas.

Biografia do Autor

Ana Angélica Lima Gondim, Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará; Especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade Sete de Setembro (2011); graduada em Letras (Português-Espanhol e suas Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará. Realizou seu estágio doutoral na Universidade Nacional de Rosario, sob a coordenação da Profa. Florencia Miranda e fomento da CAPES, através do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Realizou estágio pós-doutoral, como bolsista da Capes (PNPD), sob supervisão da Profa. Maria Elias Soares. É professora adjunta do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí e, atualmente, desenvolve também a função de coordenadora do curso no campus Professor Possidônio Queiroz. Divide a liderança do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) com a Profa. Dra. Eulália Leurquin. Membro do grupo Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (HISTEL). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino e Aprendizagem de Língua materna e estrangeira; Formação de professores de línguas e Letramento acadêmico.

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)