Relato de experiência do estágio supervisionado: a importância do estudo de gêneros acadêmicos e discursivos na universidade

Autores

  • Mirian Celestino dos Santos UESB

Palavras-chave:

Gêneros acadêmicos, Docência, Ensino Superior, Relato de experiência

Resumo

Este trabalho consiste na apresentação de um relato de experiência no ambiente de ensino superior de uma universidade estadual pública baiana no curso de licenciatura em Letras Vernáculas. Considerando a necessidade de um direcionamento para os discentes que ingressaram na universidade, durante um componente curricular que faz parte do estágio supervisionado, os estudantes concluintes do curso de licenciatura em Letras mobilizaram uma ação visando o acolhimento, as discussões crítica-reflexivas e orientações dos estudantes ingressantes na universidade, com o propósito de ingressar os novos licenciados no universo acadêmico, elevar a qualidade do ensino e a formação cidadã. Assim, considerando os pressupostos teóricos que buscam a reflexão da educação superior, Lima e Pimenta (2006), Guerra (2014), Luckesi (2001), Andrade (2005), Libâneo et al (2012) e outros, como também de autores que tratam do gênero acadêmicos e discursivos Machado (2002) Matencio (2003) e Mota, Magalhães e Franco (2020) realizou-se momentos de reflexões interessantes, com a finalidade de contribuir significativamente na formação docente dos colaboradores da ação. À vista disso, podemos concluir que, ensino de gêneros textuais na universidade se apresentou de forma indispensável no processo de leitura, escrita e oralidade para os estudantes ingressantes na universidade, da mesma maneira, os estudantes concluintes puderam vivenciar a experiência docente no espaço acadêmico desenvolvendo, assim, a construção didática, relação professor e estudantes e compreensão prática do processo ensino e aprendizagem.

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência