A correlação entre fatores de coerência e duas competências na dissertação do Enem
Palavras-chave:
Dissertação do Enem, Fatores de Coerência, EnemResumo
Este artigo apresenta uma análise empírica, buscando evidenciar como as competências II e III do gênero “dissertação do Enem” correlacionam-se aos seguintes fatores de coerência: intertextualidade, consistência e relevância. O referencial teórico parte de estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística Textual por estudiosos como: Koch (2018); Koch & Travaglia (2018); Mussalim & Bentes (2001), dentre outros. A metodologia para coleta dos dados, dissertações modelo Enem, foi estabelecida pelos critérios: texto escrito por estudante do segundo ou terceiro ano do Ensino Médio de escola pública (estadual e federal) e privada. Já a análise pautou-se em métodos qualitativos e seus resultados indicam que os princípios de intertextualidade, consistência e relevância - requisitos básicos para a construção da coerência textual- corroboram sobremaneira para a defesa de um ponto de vista no texto dissertativo e relacionam-se diretamente às competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Referências
BLOG DO ENEM. Veja 10 Modelos de Redação Enem nota mil. 2018. Disponível em: https://blogdoenem.com.br/modelos-de-redacao-enem-nota-mil/#Modelos_de_Redacao_Enem_Nota_Mil Acesso em: 26 de abr. de 2022.
BONONI, C. M.; CORDEIRO, M. B. G. A noção de “projeto de texto” e sua importância para o texto dissertativo. In: VICENTE, R. B.; DEFENDI, C. L.; LIMA-HERNANDES, M. C. P. (orgs.). Cognição e cultura em múltiplos olhares: um espaço de discussões para os estudos de linguagem. 1. ed. Recife: EDUFRPE, 2020, p.72-79.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Apresentação da Coletiva de Imprensa – Saeb e Ideb 2019. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados>. Acesso em: 05 de agosto de 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Divulgados os resultados finais do exame. Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/divulgados-os-resultados-finais-do-exame>. Acesso em: 05 de agosto de 2021.
CANTARIN, Márcio Matiassi; BERTUCCI, Roberlei Alves; ALMEIDA, Rogério Caetano de. A análise do texto dissertativo-argumentativo. In: GARCEZ, Lucília Helena do Carmo; CORRÊA, Vilma Reche (Org.). Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017.
FIRMINO, Simone Gomes; FERREIRA, Gustavo Lopes. A educação na pandemia do novo coronavírus: uma excepcionalidade ou uma prioridade? In: Itinerarius Reflectionis. Vol. 16 (1), 1-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65388 Acesso em: 21 jan. 2021.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. O ensino de redação. In: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Textos Dissertativo-Argumentativos: Subsídios para qualificação de avaliadores. INEP: Brasília, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/textos-dissertativo-argumentativos-subsidios-para-qualificacao-de-avaliadores Acesso em: 26 abr. de 2022.
COSTA, José de Ribamar Oliveira, GUEDES, Mariza Andrade. A avaliação dos indícios de autoria In: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Textos Dissertativo-Argumentativos: Subsídios para qualificação de avaliadores. INEP: Brasília, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/textos-dissertativo-argumentativos-subsidios-para-qualificacao-de-avaliadores Acesso em: 26 abr. de 2022.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
INEP. Redação do ENEM: Cartilha do participante. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/a-redacao-no-enem-2023-cartilha-do-participante Acesso em: 20 de dez. de 2023.
KOCH, I. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
KOCH, I. V. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. 1. ed. Contexto, 2018.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e da iniciação à pesquisa. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. ISBN 85.326.1804-7.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEC, Ministério da Educação e Cultura. Censo do professor. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/plano-nacional-de-formacao-de-professores/censo-do-professor Acesso em: 19 de abr. de 2022.
OLIVEIRA, A. P. W. L. C. de. Metodologia científica. Curitiba: Contentus, 2021. [livro digital] ISBN 978-65-5935-403-0.
PESSOA, P. dos S.; ANDRADE, M. S. de. Práticas de leitura e desempenho na escrita de alunos do ensino médio. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.38, n.1, p.01-18, jan./mar. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63289>.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo dicionário latino-português. 12ª. ed. (fac-similar). Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Garnier, 2000.
SÃO PAULO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Saresp 2021: Em matemática, estudantes do ensino médio têm o pior desempenho registrado em 11 anos. Todos os níveis de ensino apresentaram queda de rendimento em língua portuguesa e matemática. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/saresp-2021-em-matematica-estudantes-ensino-medio-tem-o-pior-desempenho-registrado-em-11-anos/
Acesso em: 19 de abr. de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Carla Martins Bononi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).