A correlação entre fatores de coerência e duas competências na dissertação do Enem

Autores

  • Maria Beatriz Gameiro Cordeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertãozinho, SP
  • Carla Martins Bononi

Palavras-chave:

Dissertação do Enem, Fatores de Coerência, Enem

Resumo

Este artigo apresenta uma análise empírica, buscando evidenciar como as competências II e III do gênero “dissertação do Enem” correlacionam-se aos seguintes fatores de coerência: intertextualidade, consistência e relevância. O referencial teórico parte de estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística Textual por estudiosos como: Koch (2018); Koch & Travaglia (2018); Mussalim & Bentes (2001), dentre outros. A metodologia para coleta dos dados, dissertações modelo Enem, foi estabelecida pelos critérios: texto escrito por estudante do segundo ou terceiro ano do Ensino Médio de escola pública (estadual e federal) e privada. Já a análise pautou-se em métodos qualitativos e seus resultados indicam que os princípios de intertextualidade, consistência e relevância - requisitos básicos para a construção da coerência textual- corroboram sobremaneira para a defesa de um ponto de vista no texto dissertativo e relacionam-se diretamente às competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

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Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)