O (in-)sucesso de alunos no domínio da habilidade D14 SAEB/2019: a distinção entre fato e opinião na leitura de textos expositivos-argumentativos
Palavras-chave:
Saeb 2019, Tipologias textuais, Gêneros textuais, Gêneros do discursoResumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar se os alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap sabem diferenciar fato de opinião, a partir de atividades de interpretação textual; e, de modo específico, descrever se as respostas dos estudantes às questões de interpretação, que privilegiam diferenciar o fato e a opinião, confirmam ou refutam os resultados insatisfatórios apresentados no Relatório do Saeb 2019. Para subsidiar a análise, partimos do quadro teórico-metodológico dos estudos linguísticos textuais, especialmente as contribuições de Marcuschi (2003) e Bakhtin (2011) sobre a noção de tipos textuais e gêneros textuais/discursivos. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista aplicada a um corpus constituído por duas atividades de interpretação textual elaboradas para os alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap, que levaram em consideração dois artigos de opinião, extraídos da internet. Os resultados demonstraram que os alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap não sabem distinguir fato de opinião, assim como o Saeb 2019 atesta, pois, na maioria das respostas dadas às atividades, houve uma troca entre os conceitos relacionados a fato e opinião, isto é, o aluno compreende como “fato” o que corresponde a “opinião” e vice-versa. Dessa forma, concluímos que é necessário um maior investimento nos estudos relacionados às tipologias expositivo-argumentativo e aos gêneros textuais/discursivos que abordam o ponto de vista do autor, já que, muitas vezes, a escola dedica-se a trabalhar com foco em apenas outros tipos textuais, como a narração e descrição.
Palavras-chave: fato; opinião; Saeb 2019; tipologias textuais; gêneros textuais.
Referências
AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2023. Disponível em: https://aulete.com.br/index.php. Acesso em: 30 out. 2023.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BRAGA, Danúbia; BRONZE, Giovanna; CERNE, Luisa. Ondas de calor serão mais comuns? Especialistas explicam. CNN Brasil, São Paulo, 26 de set. de 2023.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/ondas-de-calor-serao-mais-comuns-especialistas-explicam/. Acesso em: 19. out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Relatório de Resultados do SAEB 2019. Brasília, DF: Inep, 2019.
Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 10 out. 2023.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed., 6ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.
MACHADO, Anna Rachel; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)Curso – LemD, Tubarão, v.6, n.3, p. 547-573. Set./dez. 2006.
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas. 2003.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Elida. 67% dos estudantes de 15 anos do Brasil não sabem diferenciar fatos de opiniões, afirma relatório da OCDE. G1, Rio de Janeiro, 06 de maio de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/06/67percent-dos-estudantes-de-15-anos-do-brasil-nao-sabem-diferenciar-fatos-de-opinioes-afirma-relatorio-da-ocde.ghtml. Acesso em: 19 out. 2023.
REDAÇÃO. Planeta bate recorde de calor pelo 3° dia seguido: por que o clima está desse jeito? Estadão, São Paulo, 07 jul. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/sustentabilidade/planeta-bate-recorde-de-calor-pelo-3-dia-seguido-o-que-esta-acontecendo-nprm/. Acesso em: 01 nov. 2023.
TIEMI, Raquel. Ondas de calor no Hemisfério Norte mostram impacto das mudanças climáticas na saúde. Jornal da USP, São Paulo, 17 ago. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/ondas-de-calor-no-hemisferio-norte-mostram-impacto-das-mudancas-climaticas-na-saude/#:~:text=Na%20maior%20parte%20dos%20casos,intensa%20e%20sobrecarga%20do%20cora%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 19. out. 2023.
Downloads
Publicado
Versões
- 31-12-2023 (2)
- 30-12-2023 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Cristina Ruas de Abreu Maia , Anny Karoline Santana Silva , Marcela Ribeiro Trindade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).