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O (in-)sucesso de alunos no domínio da habilidade D14 SAEB/2019: a distinção entre fato e opinião na leitura de textos expositivos-argumentativos

Autores

  • Maria Cristina Ruas de Abreu Maia Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Anny Karoline Santana Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Marcela Ribeiro Trindade Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Saeb 2019, Tipologias textuais, Gêneros textuais, Gêneros do discurso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar se os alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap sabem diferenciar fato de opinião, a partir de atividades de interpretação textual; e, de modo específico, descrever se as respostas dos estudantes às questões de interpretação, que privilegiam diferenciar o fato e a opinião, confirmam ou refutam os resultados insatisfatórios apresentados no Relatório do Saeb 2019. Para subsidiar a análise, partimos do quadro teórico-metodológico dos estudos linguísticos textuais, especialmente as contribuições de Marcuschi (2003) e Bakhtin (2011) sobre a noção de tipos textuais e gêneros textuais/discursivos. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista aplicada a um corpus constituído por duas atividades de interpretação textual elaboradas para os alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap, que levaram em consideração dois artigos de opinião, extraídos da internet. Os resultados demonstraram que os alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap não sabem distinguir fato de opinião, assim como o Saeb 2019 atesta, pois, na maioria das respostas dadas às atividades, houve uma troca entre os conceitos relacionados a fato e opinião, isto é, o aluno compreende como “fato” o que corresponde a “opinião” e vice-versa. Dessa forma, concluímos que é necessário um maior investimento nos estudos relacionados às tipologias expositivo-argumentativo e aos gêneros textuais/discursivos que abordam o ponto de vista do autor, já que, muitas vezes, a escola dedica-se a trabalhar com foco em apenas outros tipos textuais, como a narração e descrição. 

 

Palavras-chave: fato; opinião; Saeb 2019; tipologias textuais; gêneros textuais.

Biografia do Autor

Maria Cristina Ruas de Abreu Maia , Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora Efetiva do Curso de Letras Português da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras-Estudos linguísticos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC Minas. Orientadora de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/ICV.

 

Anny Karoline Santana Silva , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Marcela Ribeiro Trindade, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Orientanda da professora Me. Maria Cristina Ruas de Abreu Maia na Iniciação Científica com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Referências

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Publicado

30-12-2023

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Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)