O (in-)sucesso de alunos no domínio da habilidade D14 SAEB/2019: a distinção entre fato e opinião na leitura de textos expositivo-argumentativos
Palavras-chave:
Saeb 2019, Tipologias textuais, Gêneros textuais, Gêneros do discursoResumo
Numa era digital, em que as informações são divulgadas e manipuladas, nas grandes mídias, em tempo real, saber diferenciar entre fato e opinião é uma necessidade fundamental de todos os cidadãos. Em relação à distinção desses conceitos, este trabalho tem como objetivo geral relatar o desempenho de alunos do 2º ano do Ensino Médio (EM) na distinção correta entre fato e opinião, ao lerem e realizarem atividades de interpretação de dois artigos de opinião, que versam sobre as ondas de calor em 2023, e de modo específico confrontar o desempenho alcançado por esses alunos com os dados quantitativos descritos -no Relatório Saeb 2019 -sobre o desempenho insatisfatório de estudantes do 9º ano, na distinção entre fato e opinião -Habilidade D14. Os sujeitos participantes da pesquisa são atendidos por um projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros -MG, denominado Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania -Projeto NAP. Assim para subsidiar a discussão proposta,partimos do quadro teórico-metodológico dos estudos discursivos e textuais, mais especificamente, das contribuições de Marcuschi (2003) sobre as noções de gêneros e tipologias textuais e de Bakhtin (2011) acerca da noção de gêneros do discurso. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-secomoqualitativa e interpretativista aplicada a um corpusconstituído por duas atividades de interpretação textual elaboradas, com base em dois artigos de opinião, extraídos da internet, e aplicadas, em sala de aula, aos alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap. Os resultados demonstraram que os alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap não sabem distinguir fato de opinião, corroborando os resultados do Saeb 2019. Na maioria das respostas dadasàs atividades, o aluno compreende como “fato” o que corresponde a “opinião” e vice-versa. Dessa forma, concluímos que é necessário um maior investimento nos estudos relacionados às atividades de interpretação de textos do tipo expositivo-argumentativo e dos gêneros textuais/discursivos que abordam o ponto de vista do autor, como os artigos de opinião, que se constituem pela exposição: tema e pela argumentação: defesa de um ponto de vista. A escola e todos os atores que nela atuam devem investir, desde as séries iniciais da educação básica, em atividades que possibilitem aos aprendizes (re-)conhecer diferentes pontos de vista, para que assim cada estudante tenha efetivamente direito a voz e possa manifestar diante de um fato a sua opinião.
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