O (in-)sucesso de alunos no domínio da habilidade D14 SAEB/2019: a distinção entre fato e opinião na leitura de textos expositivo-argumentativos

Autores

  • Maria Cristina Ruas de Abreu Maia Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Anny Karoline Santana Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Marcela Ribeiro Trindade Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Saeb 2019, Tipologias textuais, Gêneros textuais, Gêneros do discurso

Resumo

Numa era digital, em que as informações são divulgadas e manipuladas, nas grandes mídias, em tempo real, saber diferenciar entre fato e opinião é uma necessidade fundamental de todos os cidadãos. Em relação à distinção desses conceitos, este trabalho tem como objetivo geral relatar o desempenho de alunos do 2º ano do Ensino Médio (EM) na distinção correta entre fato e opinião, ao lerem e realizarem atividades de interpretação de dois artigos de opinião, que versam sobre as ondas de calor em 2023, e de modo específico confrontar o desempenho alcançado por esses alunos com os dados quantitativos descritos -no Relatório Saeb 2019 -sobre o desempenho insatisfatório de estudantes do 9º ano, na distinção entre fato e opinião -Habilidade D14. Os sujeitos participantes da pesquisa são atendidos por um projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros -MG, denominado Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania -Projeto NAP. Assim para subsidiar a discussão proposta,partimos do quadro teórico-metodológico dos estudos discursivos e textuais, mais especificamente, das contribuições de Marcuschi (2003) sobre as noções de gêneros e tipologias textuais e de Bakhtin (2011) acerca da noção de gêneros do discurso. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-secomoqualitativa e interpretativista aplicada a um corpusconstituído por duas atividades de interpretação textual elaboradas, com base em dois artigos de opinião, extraídos da internet, e aplicadas, em sala de aula, aos alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap. Os resultados demonstraram que os alunos do 2° ano do EM do Projeto Nap não sabem distinguir fato de opinião, corroborando os resultados do Saeb 2019. Na maioria das respostas dadasàs atividades, o aluno compreende como “fato” o que corresponde a “opinião” e vice-versa. Dessa forma, concluímos que é necessário um maior investimento nos estudos relacionados às atividades de interpretação de textos do tipo expositivo-argumentativo e dos gêneros textuais/discursivos que abordam o ponto de vista do autor, como os artigos de opinião, que se constituem pela exposição: tema e pela argumentação: defesa de um ponto de vista. A escola e todos os atores que nela atuam devem investir, desde as séries iniciais da educação básica, em atividades que possibilitem aos aprendizes (re-)conhecer diferentes pontos de vista, para que assim cada estudante tenha efetivamente direito a voz e possa manifestar diante de um fato a sua opinião.

Biografia do Autor

Maria Cristina Ruas de Abreu Maia , Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora Efetiva do Curso de Letras Português da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras-Estudos linguísticos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC Minas. Orientadora de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/ICV.

 

Anny Karoline Santana Silva , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Marcela Ribeiro Trindade, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Orientanda da professora Me. Maria Cristina Ruas de Abreu Maia na Iniciação Científica com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Referências

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Publicado

30-12-2023 — Atualizado em 31-12-2023

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Seção

Artigo experimental (acadêmico)