O repertório lexical e suas representações sociais: um estudo a partir do contexto escolar quilombola do Curiaú-AP
Palavras-chave:
Diversidade linguístico-cultural, Léxico, Práticas de escrita, Gêneros textuaisResumo
Este estudo apresenta uma abordagem relativa à diversidade linguística com foco no campo lexical voltado à heterogeneidade e identidade cultural presentes em determinadas práticas textuais desenvolvidas na Escola Quilombola Estadual José Bonifácio, doravante EQEJB, situada no Curiaú/AP, comunidade caracterizada pelas tradições culturais e religiosas de ancestralidade negra. Considerando esse contexto, temos como objetivo evidenciar os principais usos lexicais empregados nas produções textuais escritas pelos sujeitos-aprendizes, os quais podem refletir a diversidade linguístico-cultural da comunidade quilombola. Esta pesquisa se insere na área da Sociolinguística, especificamente nos estudos acerca do léxico fundamentando-se nos aportes teóricos de Biderman (2001), Isquerdo (2010), entre outros autores, voltados à produção textual de determinados gêneros e sua relação com a língua e manifestação sociocultural desse local. A pesquisa, de abordagem qualitativo-interpretativista, considera o contexto histórico-cultural da comunidade afrodescendente associado ao léxico empregado nas referidas produções. Para a constituição do corpus serão utilizados os dados lexicais extraídos das produções dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, contemplando os gêneros textuais: canção de marabaixo, cordel e “causo” quilombola. Os resultados apontam que o léxico empregado por esses alunos configura o contexto histórico sociocultural, que reflete a influência da ancestralidade negra e da cultura africana na variedade do português usado na comunidade.
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