Hiperônimo como Estratégia Argumentativa no Gênero Artigo de Opinião

Autores

  • Samara Maria Ferreira de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Flávia Cristina Candido de Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Referenciação, Hiperônimo, Argumentação

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar e descrever a influência da coesão lexical por hiperônimos, haja vista o teor mais genérico e inespecífico destes termos, como estratégia argumentativa em artigos de opinião sobre o tema “Novo Ensino Médio”. Assim, esta pesquisa de tipo documental, fundamenta-se na análise de um universo textual composto de quinze (15) textos do gênero artigo de opinião, retirados de sites dos jornais Gazeta do Povo, Diário do Nordeste, Correio Braziliense, A Gazeta e Extra Classe, tendo em vista a abrangência deste meio de circulação e, portanto, a observação dos articuladores quanto à forma e ao conteúdo dos textos. Com esse escopo, este estudo de natureza descritivo-explicativa e abordagem qualitativa, fomentou-se, precipuamente, em Koch (2013) e Koch e Elias (2016) no que se refere aos processos coesivos, e Hoffmann (2014) e Seide (2010) acerca dos efeitos de sentido promovidos pelo uso de hiperônimos em anáforas. Apurou-se, a partir da análise dos dados, que os hiperônimos em anáforas são eficientes mecanismos para ratificação da posição assumida pelo articulista, por suas propriedades semânticas, que adicionam informação de classe; e referenciais, as quais podem focalizar a lógica argumentativa e esclarecer termos do texto. Portanto, espera-se que os resultados deste trabalho tenham contribuído para os estudos de Linguística Textual, área de estudo da qual esta pesquisa faz parte, e para posteriores reflexões a respeito da temática.

Biografia do Autor

Samara Maria Ferreira de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Letras Português (2023) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, atualmente, cursa Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, foi monitora das disciplinas de Literatura Brasileira do Romantismo ao Simbolismo e Produção de Texto.

Flávia Cristina Candido de Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2010), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Trabalhou como professora de português e literatura da rede pública estadual (2004-2017) e municipal (2000-2017) em Fortaleza , foi professora-tutora, na UAB/UFC (2009-2017), na modalidade semipresencial de EaD, atualmente, é professora adjunto I da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É membro externo no grupo de pesquisa GETEME (UFC), coordenadora do grupo de estudo GELPI (UVA) e coordenadora do grupo de pesquisa (GPELP). As atividades de pesquisa concentram-se em: estrutura composicional narrativa e argumentativa, estrutura retórico-argumentativa, gêneros textuais afins e ensino.

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Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)