Hiperônimo como Estratégia Argumentativa no Gênero Artigo de Opinião
Palavras-chave:
Referenciação, Hiperônimo, ArgumentaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo investigar e descrever a influência da coesão lexical por hiperônimos, haja vista o teor mais genérico e inespecífico destes termos, como estratégia argumentativa em artigos de opinião sobre o tema “Novo Ensino Médio”. Assim, esta pesquisa de tipo documental, fundamenta-se na análise de um universo textual composto de quinze (15) textos do gênero artigo de opinião, retirados de sites dos jornais Gazeta do Povo, Diário do Nordeste, Correio Braziliense, A Gazeta e Extra Classe, tendo em vista a abrangência deste meio de circulação e, portanto, a observação dos articuladores quanto à forma e ao conteúdo dos textos. Com esse escopo, este estudo de natureza descritivo-explicativa e abordagem qualitativa, fomentou-se, precipuamente, em Koch (2013) e Koch e Elias (2016) no que se refere aos processos coesivos, e Hoffmann (2014) e Seide (2010) acerca dos efeitos de sentido promovidos pelo uso de hiperônimos em anáforas. Apurou-se, a partir da análise dos dados, que os hiperônimos em anáforas são eficientes mecanismos para ratificação da posição assumida pelo articulista, por suas propriedades semânticas, que adicionam informação de classe; e referenciais, as quais podem focalizar a lógica argumentativa e esclarecer termos do texto. Portanto, espera-se que os resultados deste trabalho tenham contribuído para os estudos de Linguística Textual, área de estudo da qual esta pesquisa faz parte, e para posteriores reflexões a respeito da temática.
Referências
AMARAL, Felipe. Novo ensino médio: o que vem por aí? Diário do Nordeste, Fortaleza, 14 de dez. 2021. Colunistas.
Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colaboradores/novo-ensino-medio-oque-vem-por-ai-1.3170536 .
Acesso em: 27 jan. 2023.
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. Londrina: Livrarias Família Cristã, 2021.
BRAUN, Rachel. Novo ensino médio: estamos preparados para as mudanças? A Gazeta, Vitória, 09 nov. 2022. Artigos. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/artigos/novo-ensinomedio-estamos-preparados-para-as-mudancas-1122 .
Acesso em: 09 fev. 2023.
CASTRO, Cristiane de Souza. Uso de termos hiperônimos em textos dissertativos-argumentativos de alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17268 .
Acesso em: 22 jul. 2022.
COSTA, Rosângela de Nazareth Sousa. Verbos denominais X-ar no português: para além da derivação e da conversão. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Disponível em: https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12122@1 . Acesso em: 20 abr. 2023.
CUNHA, Circe. Visto, lido e ouvido: novo ensino médio e a ruptura com a universalidade do saber. Correio Braziliense, Brasília, 26 ago. 2021. Opinião. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/08/4945912-visto-lido-e-ouvido----- novo-ensino-medio-e-a-ruptura-com-a-universalidade-do-saber.html#tags. Acesso em: 27 jan. 2023.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Linguística textual: uma introdução. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 18-25.
FILHO, Vidomar Silva; RODRIGUES, Rosângela Hammes. Referenciação e orientação argumentativa em uma matéria jornalística. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 503-528, jul./ dez. 2011.
Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15402 .
Acesso em: 29 nov. 2022.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
GRABOWSKI, Gabriel. Reforma do ensino médio está atrasada e na contramão. Extra Classe, Porto Alegre, 31 jan. 2020. Opinião.
Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/opiniao/colunistas/2020/01/reforma-ensino-medio-estaatrasada/ .
Acesso em: 09 fev. 2023.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; HASAN, Ruqaiya. Cohesion in english. Londres: Longman, 1976, p. 1-7.
HOFFMANN, Adriana. Sinonímia e hiperonímia: das relações entre palavras para as relações de sentido. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2014.
Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/769.
Acesso em: 11 jun. 2022.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça; ELIAS, Vanda Elias. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016, p. 85-100.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2013.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 17-32.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Principais mecanismos de coesão textual em português. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, São Paulo, v. 15, p. 73–80, jul./dez. 1988.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636762 .
Acesso em: 6 out. 2022.
LYLE, Leticia. Novo ensino médio exige uma educação interdisciplinar. Correio Brasiliense, Brasília, 07 jul. 2022. Opinião. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/07/5020562-artigo-novo-ensino-medioexige-uma-educacao-interdisciplinar.html .
Acesso em: 27 jan. 2023.
PUNHAGUI, Giovana Chimentão. De olho no novo ensino médio. Gazeta do Povo, Curitiba, 13 dez. 2018. Educação&Mídia. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-emidia/de-olho-no-novo-ensino-medio/?ref=busca#explore .
Acesso em: 09 fev. 2023.
QUEIROZ, Karla Lima de. Processamento da co-referência: pronomes lexicais, nomes repetidos, hiperônimos e hipônimos como formas de retomada anafórica inter-sentencial do sujeito em Português Brasileiro. 2009. 61 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8676 .
Acesso em: 20 abr. 2022.
SEIDE, Márcia Sipavicius. Uso de hiperônimo como elemento coesivo em textos jornalísticos. In: BARROS, Lidia Almeida; ISQUERDO, Aparecida Negri (Org.). O léxico em foco: múltiplos olhares. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 349-365. E-book. Disponível em: https://filologiauefs.files.wordpress.com/2015/09/o_lexico_em_foco-mc3baltiplos-olhares.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007. p. 122-123.
VIDAL, María Victoria Escandell. Apuntes de semántica léxica. Madrid: Uned, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samara Maria Ferreira de Sousa, Flávia Cristina Candido de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).