Acessibilidade textual e terminológica: novos glossários sobre oncologia para a ferramenta MedSimples

Autores

  • Guillermo Silva Villar UFRGS
  • Maria José Finatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Acessibilidade textual e terminológica, Linguagem simples, Lexicometria, Oncologia

Resumo

Este artigo relata as etapas da construção do novo módulo de Oncologia para a Ferramenta XXXX (https://www.ufrgs.endereçoOMITIDO), um recurso para auxiliar a simplificação de textos sobre temas de Saúde para leitores de escolaridade limitada. Destaca-se a construção de definições acessíveis para um conjunto de terminologias médicas e a proposição de conjuntos sinonímicos facilitados para itens considerados difíceis que não são terminologias. A base teórico-metodológica do trabalho inclui princípios da Acessibilidade Textual e Terminológica, da Terminografia Didático-Pedagógica e da Linguística de Corpus. Depois de reunir um corpus sobre Oncologia, destacando-se textos para leigos, processou-se o material com a ferramenta AntConc para levantamento de terminologias e de itens lexicais mais empregados. Em seguida, esses elementos foram comparados com a base do CorPop, um corpus de referência para situar possíveis níveis de simplicidade vocabular. Após a obtenção de listagens de terminologias (A) e de palavras potencialmente difíceis (B), inicia-se o estudo de definições acessíveis e sinônimos/alternativas mais simples. Para (A), um exemplo é “angiogênese”, explicado, inicialmente, como "formação de novos vasos sanguíneos”. Para (B), um exemplo é  "erradicado", com as alternativas “acabado, eliminado, exterminado”. Assim, situam-se dois produtos e processos distintos, produzidos em uma mesma lógica, salientando-se que CorPop também baliza a escolha das palavras para o enunciado da definição e para um ranking dos possíveis sinônimos a sugerir. Além disso, todas a definições terão revisão conceitual por profissionais da saúde que atuam em Oncologia. Os resultados apontam o bom potencial dos conteúdos produzidos e a necessidade toda uma série de decisões a serem tomadas quanto à compatibilidade, sobreposições e compartilhamento das informações do módulo Oncologia com as dos demais módulos temáticos já existentes nas bases de dados da Ferramenta NOMEOMITIDO.

 

Referências

ANTHONY, Laurence. AntConc (Versão 4.2.0) [Software de computador]. Tóquio, Japão: Universidade Waseda. Disponível em: https://www.laurenceanthony.net/software Acesso em dez 2023.

BERBER SARDINHA, Tony. Linguística de corpus. Barueri - São Paulo: Manole, 2004.

BONQUEVES FADANELLI, Sabrina. A Terminografia didático-pedagógica e as sequências didáticas no ensino de leitura em ESP. The ESPecialist, 39 (1). São Paulo, 2018. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a2

CASELI, Helena M.; NUNES, Maria das Graças.V. (org.) Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e Aplicações em Português. BPLN, 2023. Disponível em: https://brasileiraspln.com/livro-pln. Acesso em dez 2023

ESTEVES, Francine Facchin. Definições acessíveis: por uma linguagem simples em cuidades paliativos. 157 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, BR-RS, 2023.

Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/258591

Acesso em Dez. 2023.

FINATTO, Maria Jose Bocorny; ESTEVES, Francine Facchin; VILLAR, Guillermo Silva. Construindo uma terminologia de raiz: textos legislativos sob exploração terminológica. PLATÔ – Revista do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, n. 9, v. 5, Praia – Cabo Verde. p. 76-97, 2022.

Disponível em: https://iilp.cplp.org/plato/numeros_publicados.html

Acesso em Dez. 2023.

FINATTO, Maria José Bocorny; PARAGUASSU, Liana Braga. (orgs). Acessibilidade textual e terminológica - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia: EDUFU, 2022.

Disponível em:

https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35193/1/eClasse_Acessibilidade_Textual.pdf

Acesso em Dez. 2023.

PASQUALINI, Bianca Franco. CorPop: um corpus de referência do português popular escrito do Brasil. 250 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, BR-RS, 2018.

SANROMÁN, Álvaro Iriarte; DOCÍO, Susana Sotelo. Análise lexicométrica: algumas técnicas aplicadas a entrevistas a visitantes de Santiago de Compostela. In: FEIJÓ, Elias J. Torres; PRADO, Felisa Rodrigues; SANROMÁN, Álvaro Iriarte (Eds.). Contar o caminho de Santiago: Literatura, discurso(s) e efeitos sociais na comunidade local. Lisboa: Colibri, 2022. p. 233-260.

ZILIO, Leonardo; WILKENS, Rodrigo; FAIRON, Cédrick. PassPort: A Dependency Parsing Model for Portuguese. In: 13th International Conference, PROPOR 2018, Canela, Brazil, September 24–26, 2018, Proceedings.

Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/327223413_PassPort_A_Dependency_Parsing_Model_for_Portuguese_13th_International_Conference_PROPOR_2018_Canela_Brazil_September_24-26_2018_Proceedings

Acesso em Dez 2023.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)