Análise de elementos retórico-discursivos em resenhas acadêmicas

Autores

  • Vicentina Maria Ramires Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

gêneros textuais acadêmicos, resenhas, ações retórico-discursivas

Resumo

No conjunto de gêneros acadêmicos, constata-se presença frequente de resenhas nos cursos de pós-graduação. Neste estudo, buscamos identificar e analisar algumas características regulares, do ponto de vista organizacional, constitutivo e determinante desse gênero, com ênfase nas ações retórico-discursivas de organização textual. Foram analisadas nove resenhas de mestrandos do curso de História, da UFRPE, produzidas a partir de leituras de textos solicitados por professores das disciplinas, ou aquelas relacionadas às suas áreas de pesquisa. Os resultados apontaram para a necessidade de se investir mais no ensino e na produção desse gênero, uma vez que essas produções apresentaram lacunas comprometedoras da qualidade textual exigida em resenhas.

No conjunto de gêneros acadêmicos, constata-se presença frequente de resenhas nos cursos de pós-graduação. Neste estudo, buscamos identificar e analisar algumas características regulares, do ponto de vista organizacional, constitutivo e determinante desse gênero, com ênfase nas ações retórico-discursivas de organização textual. Foram analisadas nove resenhas de mestrandos do curso de História, da UFRPE, produzidas a partir de leituras de textos solicitados por professores das disciplinas, ou aquelas relacionadas às suas áreas de pesquisa. Os resultados apontaram para a necessidade de se investir mais no ensino e na produção desse gênero, uma vez que essas produções apresentaram lacunas comprometedoras da qualidade textual exigida em resenhas.

Biografia do Autor

Vicentina Maria Ramires, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Letras da UFRPE

Doutora em Linguística

Pós-doutora em Linguística Aplicada

Referências

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Publicado

05-02-2017

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)