Análise de elementos retórico-discursivos em resenhas acadêmicas
Palavras-chave:
gêneros textuais acadêmicos, resenhas, ações retórico-discursivasResumo
No conjunto de gêneros acadêmicos, constata-se presença frequente de resenhas nos cursos de pós-graduação. Neste estudo, buscamos identificar e analisar algumas características regulares, do ponto de vista organizacional, constitutivo e determinante desse gênero, com ênfase nas ações retórico-discursivas de organização textual. Foram analisadas nove resenhas de mestrandos do curso de História, da UFRPE, produzidas a partir de leituras de textos solicitados por professores das disciplinas, ou aquelas relacionadas às suas áreas de pesquisa. Os resultados apontaram para a necessidade de se investir mais no ensino e na produção desse gênero, uma vez que essas produções apresentaram lacunas comprometedoras da qualidade textual exigida em resenhas.No conjunto de gêneros acadêmicos, constata-se presença frequente de resenhas nos cursos de pós-graduação. Neste estudo, buscamos identificar e analisar algumas características regulares, do ponto de vista organizacional, constitutivo e determinante desse gênero, com ênfase nas ações retórico-discursivas de organização textual. Foram analisadas nove resenhas de mestrandos do curso de História, da UFRPE, produzidas a partir de leituras de textos solicitados por professores das disciplinas, ou aquelas relacionadas às suas áreas de pesquisa. Os resultados apontaram para a necessidade de se investir mais no ensino e na produção desse gênero, uma vez que essas produções apresentaram lacunas comprometedoras da qualidade textual exigida em resenhas.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BHATIA, Vijay K. Analysing Genre: language use in Professional settings. London and New York: Longman, 1993.
BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
______. Contraintes et libertes textuelles. Colleque L’écriture à contraintes. Grenoble, 25-27 mai 2000 (mimeo).
HAIDAR, Julieta. El poder y la magia de la palabra. El campo del análisis del discurso. In LUGO, Norma del Rio (coord.) La producción textual del discurso científico. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2000. p. 33 a 65.
KERN, Richard. Literacy and Language Teaching.UK: Oxford University Press, 2000.
MEURER, J. Luiz & MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros textuais e práticas discursivas: Subsídios para o ensino da linguagem. São Paulo: EDUSC, 2002.
MORAN, Michael G. & LUNSFORD, Ronald F. (org). Research in Composition and Rethoric. London: Greenwood Press, 1984.
MOTTA-ROTH, Désirée. A importância do conceito de Gêneros discursivos no ensino de redação acadêmica. Intercâmbio. n. 8. 1999. p. 119-128.
______. A construção social do gênero resenha acadêmica. In: MEURER, José Luiz & Désirée MOTTA-ROTH. (orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas. Bauru, SP: EDUSC, 2002. p. 77-116.
______. Texto acadêmico e construção do conhecimento. Disponível em: http://www.ufsm.br/labler/publi/ai99.html. Acesso em 24 de março de 2003.
______. Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. Disponível em: http://www.ufsm.br/labler/publi/escritur.htm. Acesso em: 24 de março de 2003.
SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de textos: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: Y. Reuter (ed) Les Interactions Lecture-Écriture (actes du Colloque Théodile-Crel).1994, p. 155-173. Bern: Peter Lang. (trad. de Roxane Helena Rodrigues Rojo).
SWALES, John M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
______. Re-thinking genre: another look at discourse community effects. Apresentado no “Re-thinking Genre Colloquium, Universidade de Carleton, Ottawa, abr. 1992. [Tradução de Benedito Gomes Bezerra – Repensando gêneros: uma nova abordagem ao conceito de comunidade discursiva].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).