Contato entre línguas nos PALOP: o perfil sociolinguístico de estudantes angolanos

Autores

  • Nataniel Cassoma Kuanza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fábio Fernandes Torres Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
  • Cássio Florêncio Rubio Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Perfil sociolinguístico, Angola, Língua Portuguesa, PALOP, Contato linguístico

Resumo

Este texto objetiva apresentar uma caracterização sociolinguística de estudantes angolanos do Ensino Superior, revelando, principalmente, detalhes sobre o contato linguístico entre a língua portuguesa, oficial em Angola, e outras línguas africanas e europeias. A pesquisa, realizada pela submissão de inquéritos a 20 estudantes angolanos, tem amparo teórico-metodológico, principalmente, na Sociolinguística Laboviana (LABOV, 2008). Os resultados revelam convívio dos angolanos com línguas étnicas africanas, embora haja o predomínio do emprego da língua portuguesa no seio familiar e nas interações sociais. Há uma imposição linguística ocasionada pelo valor do português no “mercado linguístico” angolano e internacional.

Referências

AGUILERA, V. A.; BUSSE, S. Contato linguístico e bilinguismo: algumas reflexões para o estudo do fenômeno da variação linguística. Línguas & Letras; v. 9, n. 16, 2018, p. 11-25. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1704>. Acesso em: 12 jan. 2020.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. O ensino de português como língua não-materna: concepções e contextos de ensino. Museu da Língua Portuguesa, 2005. Disponível em: <http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2016.

BANZA, A. P. O Português em Angola: uma Questão de Política Linguística. FIÉIS, A.; LOBO, M.; MADEIRA, A. (orgs.). O universal e o particular: uma vida a comparar. Lisboa: Edições Colibri, 2014, p. 29-38.

CÁ, I. N; RUBIO, C. F. O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. (58.1), jan./abr. 2019, p. 389-421. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8654232>. Acesso em: 23 fev. 2020.

CASTRO, Armando. O sistema colonial português em África (Meados do século XX), Lisboa: Caminho, 1978.

CORBARI, C. C. Atitudes linguísticas: um estudo nas localidades paranaenses de Irati e Santo Antônio do Sudoeste. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

FIORIN, J. L.; PETTER, M. África no Brasil: a formação da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2014.

INE – Instituto Nacional de Estatística. Resultados definitivos do Recenseamento Geral da população e da habitação. Luanda, 2014. Disponível em: http://censo.ine.gov.ao/xportal/xmain?xpid=censo2014&xpgid=relatorios-censo2014&actualmenu=8377701. Acesso em; 22 fev. 2021.

KI-ZERBO, J. História geral da África I: Metodologia e pré-história da África. 2.ed. rev. Brasília : UNESCO, 2010.

KRUG, M. J. Identidade e comportamento linguístico na percepção da comunidade plurilíngue alemão-italiano-português de Imigrante – RS. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Tradução Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LUCCHESI, D. Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.

LUCCHESI, D. Africanos, crioulo e a língua portuguesa. 2008. Disponível em: http://www.coresmarcasefalas.pro.br/adm/anexos/10122008232732.pdf Acesso em 25 de julho de 2018.

MELLO, A. Portugal e as colônias da África. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, s.d. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/222404/000024733.pdf?sequence=3. Acesso em: 10 mar. 2021.

NDONBELE, E. D.; TIMBANE, A. A. O ensino de língua portuguesa em Angola: reflexões metodológicas em contexto multilíngue. Fólio – Revista de Letras, v. 12, n. 1, Vitória da Conquista, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6604/4887. Acesso em: 12 mar. 2021.

OKOUDOWA B. O português, sua variação e seu ensino na África: exemplos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Letras e Letras, v. 31, n. 3, Uberlândia, jan. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30389/16703. Acesso em: 20 fev. 2021.

PETTER, M. Introdução à linguística Africana. São Paulo: Contexto, 2015.

PONSO, L. C. Um foco sobre a situação sociolinguística dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Revista Icarahy. Rio de Janeiro, n. 5, 2011. Disponível em: http://www.revistaicarahy.uff.br. Acesso em: 10 jan. 2021.

Downloads

Publicado

01-07-2023 — Atualizado em 03-07-2023

Versões

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)