Ensino de História, Literatura e Memória

Autores

  • Lucilene Rezende Alcanfor UNILAB
  • Jorge Garcia Basso UNILAB

Resumo

A proposta deste artigo é discutir as potencialidades de uma recente produção literária destinada a crianças e jovens que trata de temas como escravidão, diásporas atlânticas, culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, impulsionada, nos últimos vinte e um anos, pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. O ensaio apresenta um painel dessa produção literária, concentrando a análise na obra Contos e Lendas Afro-Brasileiros: A Criação do Mundo, do escritor Reginaldo Prandi, que narra a história de uma jovem africana que foi escravizada e transportada para o Brasil em um navio negreiro. A importância dessa literatura na escola reside na sua força como artefato didático na construção de uma pedagogia decolonial e não eurocêntrica para o ensino de História na educação básica.

Biografia do Autor

Lucilene Rezende Alcanfor, UNILAB

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP); pós-doutorada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB – Campus Malês).

Jorge Garcia Basso, UNILAB

Doutor em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP); pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB – Campus Malês).

Downloads

Publicado

04-10-2024