Panorama de algumas iniciativas educativas na “Guiné-Bissau” séculos XVII-XX

Autores

  • Ivangilda Bispo dos Santos Escola Estadual Celmar Botelho Duarte
  • Maria Alice de Souza Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira.

Resumo

Com base em estudos pertencentes à área das Ciências Humanas, este artigo apresenta algumas iniciativas educativas desenvolvidas no território conhecido atualmente como “Guiné Bissau”, entre os séculos XVII e XX. O objetivo deste texto é considerar a diversidade das instituições de ensino e desconstruir concepções simplicistas a respeito da história da educação nesse território. Nesse sentido, ressaltam-se três ações educacionais intrinsecamente vinculadas às dinâmicas sociopolíticas e econômicas que abarcaram a África Ocidental: as escolas corânicas, a educação colonial portuguesa e a educação promovida pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). 

Biografia do Autor

Ivangilda Bispo dos Santos, Escola Estadual Celmar Botelho Duarte

Historiadora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/bolsista CNPq), doutoranda em História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/bolsista CNPq); professora na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte.

Maria Alice de Souza, Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira.

Mestre em Educação e Formação Humana na Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), possui especialização em Educação, Mídias e Tecnologias pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007). Atualmente leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira.

Downloads

Publicado

04-10-2024