Pedagogia Sankofa:

Ensino de História e Culturas Africanas e da Diáspora Africana

Autores

  • Fernando Jorge Pina Tavares UNILAB

Resumo

Este artigo discute a possibilidade de construção epistemológica de uma “Pedagogia Sankofa” para a descolonização do saber e do currículo escolar em África e na diáspora africana, tendo como fundamento as concepções de Amílcar Cabral sobre o Retorno às Fontes Culturais e a (Re)Africanização das Mentes, as teses de Cheikh Anta Diop sobre a Unidade Cultural da África Negra e o Paradigma Epistemológico da Afrocentricidade de Asante sobre a Valorização das Experiências Africanas. Subsidiamo-nos também de outras contribuições teóricas, como as de Fanon, M`Bokolo, Ki-Zerbo, Benedicto, Fausto Antonio, entre outros. Trata-se de uma abordagem reflexiva e crítica sobre educação e antirracismo, cujo lugar de fala e localização psicológica remetem à epistemologia africana e da diáspora africana.

Biografia do Autor

Fernando Jorge Pina Tavares, UNILAB

Fernando Jorge Pina Tavares é Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade da Pensilvânia, Filadélfia USA, Doutorado e Mestrado em Educação Pela Universidade de São Paulo-USP, Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de São Francisco-SP e Bacharelado em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II-Rio de Janeiro. Foi Pró-Reitor de Graduação e Vice-Reitor Acadêmico da Universidade de Santiago de Cabo Verde. Coordena o Grupo de Pesquisa “Educação e Descolonização do Currículo Escolar:Estudo sobre Processos Educacionais nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”

Downloads

Publicado

04-10-2024