Sobre a Revista

ISSN 2675-8199

Batuko é uma Revista oficial da Pró-reitora de Arte, Cultura e Extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (PROEXT-UNILAB), organizada por um coletivo de docentes dessa instituição, em diálogo e colaboração com seu conselho editorial, constituído por pesquisadores/as e docentes vinculados/as à instituições públicas ou não, de caráter formal e informal. É uma revista interdisciplinar aberta a diferentes campos de conhecimento, mas fortemente referenciada nas Ciências das Humanidades, Sociais, da Saúde, Naturais/ambientais, e, suas conexões com as linguagens artísticas quando de suas extensões e diálogos com as comunidades afins. Assim, privilegia temas transversais aos debates e reflexões presentes contemporaneamente entre pesquisadoras/res das diversas áreas de conhecimento entrelaçando saberes, práticas e fazeres. 

É uma publicação semestral dedicada a divulgar trabalhos que versem sobre temas, resultados de pesquisas, projetos de extensão e modelos teórico-metodológicos de interesse para esse debate. A revista aceita periodicamente contribuições nos seguintes formatos: artigos e ensaios inéditos, traduções, resenhas, entrevistas, produções estéticas e audiovisuais, ensaios e proposições poéticas, escritas performativas. 

Os trabalhos devem ser apresentados em língua portuguesa, devendo ser originais e inéditos, o que significa que não devem ter sido anteriormente publicados nem enviados simultaneamente para outra revista. A publicação dos trabalhos dependerá da observância das normas da Revista, da decisão do Conselho Editorial e  apreciação por especialistas.

Objetivo

A Revista em questão objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade, abrindo espaço para pesquisadora/res e coor­denadoras/res de projetos de arte, cultura e extensão desenvolvidos junto à comunidade da Unilab e exterior a ela, criando redes de colaboração, difusão e intercâmbios com outras instituições e pesquisadoras/res. 

Específicos:

  • Levar ao público informações sobre o que a Unilab desenvolve nas áreas de arte, cultura e extensão e o que ela oferece à sociedade, buscando destacar os pontos em que essa interação ocorre de forma relevante;
  • Publicar artigos e ensaios visuais interdisciplinares relacionados a projetos ligados às áreas de arte, cultura, educação, ciências ambientais, tecnologia e produção, saúde, direitos humanos, meio ambiente entre outras.
  • emocratizar as experiências promovidas e implementadas na área cultural e de extensão como forma de a Unilab prestar contas à sociedade dos investimentos públicos;

    Políticas de Seção

    Artigos Demanda Contínua

    Esta seção é composta por artigos recebidos em demanda contínua, inéditos e autônomos em relação aos dossiês, mas sempre referentes a temas que considerem o foco e o escopo da revista. Cada artigo deverá ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotos e referências.  Autores Graduados, Graduandos e Mestrandos só poderão submeter artigos em coautoria com doutor(es).   

    Resenha

    As resenhas não terão título: em seu lugar deve ser indicada a referência completa da publicação resenhada. Estarão referidas a livros publicados em sua primeira edição em português, nos últimos dois anos e, em sua primeira edição em língua estrangeira, nos últimos cinco anos. Deverão ter no máximo 4 páginas.

     

    Entrevista

    Esta seção é composta pela transcrição (ou disponibilização em vídeo) de entrevistas realizadas com pesquisadoras/es ou outros profissionais que preferencialmente discutam sua produção em relação com as inquietações da sociedade contemporânea em diálogo com os propósitos desse periódico.

    Tradução

    Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, alinhadas com o foco e o escopo da revista, devidamente acompanhadas de autorização da tradução do texto original.

    Convite à Curadoria Artística e Poética

    Esta seção é dedicada à propostas curatoriais apresentadas por convidados e ou por projetos que nos forem enviados. Será reservadas 8  páginas da Revista para a montagem de uma exposição visual acompanhada de berves textos que constextualizem a proposta e os trabalhos apresentados. É necessário um texto introdutório, apresentando a pesquisa e as condições em que os registros visuais foram realizados. Os ensaios deverão ter de 10 a 20 imagens fotográficas, em jpg, e os direitos de uso da imagem ficam cedidos à revista (para a edição em que o ensaio for publicado) no ato de submissão. Conforme as normas da revista, caso haja imagens de pessoas, estas devem autorizar a publicação, formalmente; no caso de imagens de crianças ou adolescentes, deve ser considerada a legislação brasileira vigente.

    Relatos de Pesquisas e Ações de Extensão

    Esta seção é composta por relatos de pesquisas e ou projetos de extensão em andamentos e ou concluídos em Universidades, isntiuições não Governamentais e Governamentais. Os relatos devem trazer os objetivos da pesquisa, metodologia adotada e resultados obtidos, com apresentação do produto final ou da URL onde esteja acessível. Cada relato propriamente dito deverá ter no máximo 15 páginas (incluídas as referências), podendo ser acrescido de anexos (no máximo mais 4 páginas).  Aceita-se textos oriundos de relatórios de pesquisa. Sugere-se incluir o nome da Instituição de fomento, vinculando data da pesquisa realizada.

    Artigos Dossiê

    Esta seção é composta, a cada número, por dossiê inédito,  com tema de relevância (considerado o foco e o escopo da revista). O tema do dossiê poderá ser proposto pelo Comitê Editorial e pela Comissão Editorial ou por pesquisador(es) interessado(s), devidamente justificado e relacionado ao foco e ao escopo da revista. Cada artigo do dossiê deverá ser inédito e ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas. Autores Graduados, Graduandos e Mestrandos só poderão submeter artigos em coautoria com doutor(es). <%