Edições anteriores
-
Apresentação - Batuko - Cadernos de Arte e Cultura da Unilab
É com muita alegria que lançamos os primeiros números da revista Batuko, Cadernos de arte e cultura da UNILAB. A revista nasce no contexto da crise sanitária do corona vírus, quando a instituição completa seus 10 anos de existência.
-
Batuko - Dinâmicas culturais e expressões artísticas em cidades do interior: um olhar a partir da Unilab
v. 1 (2020)“Dinâmicas culturais e expressões artísticas em cidades do interior: um olhar a partir da Unilab” é pertencente à Batuko: Revista Cadernos de Arte e Cultura da Unilab. Visa – em sentido geral – ao aprofundamento de reflexões acerca das múltiplas articulações entre Universidade, comunidade, arte, cultura e educação a partir de miradas diversas.
-
Batuko - Arte, Cultura, Africanidades e Internacionalização
v. 2 (2020)Esse dossiê vem no sentido de refletir também no contexto de aniversário de dez anos da UNILAB, a situação política e sanitária do país, pensar o lugar da arte e cultura numa instituição jovem e marcada por uma dupla e difícil inscrição de sua missão regimental e territorialidade, a interiorização e a internacionalização do ensino público brasileiro que envolve seus campus avançados em dois estados e regiões, o Maciço de Baturité no Ceará e o Recôncavo baiano, no estado da Bahia.
-
Batuko - Arte, Cultura e Linguagens Corporais e Visuais - Corpolítica
v. 3 (2020)O Dossiê “Arte, cultura e linguagens corporais e visuais: Experimentações no (des)limite da Unilab”, que ora apresentamos como parte da Revista Digital “Cadernos de Cultura e Arte”. Como bem adianta o título é composto por ensaios que agregam reflexões verbais e narrativas visuais, sobre investigações, práticas e experiências das relações e dos entrelaçamentos entre arte, cultura, linguagens corporais e visuais no âmbito das práticas culturais na universidade, com base nas experiências realizadas no contexto dos campi da UNILAB.
-
Batuko - Arte, Cultura, Educação e Igualdade Racial
v. 4 (2020)É com muita satisfação que apresentamos o dossiê intitulado: Arte, cultura, educação e igualdade racial em um contexto, lamentavelmente, assolado pela pandemia (Sars-CoV-2), momento em que o racismo estrutural está em evidência no Brasil e no mundo. Situações que, no presente e no passado, tiveram e tem as resistências da cultura e dos sujeitos negros e negras.