EDITORIAL

Autores

  • FATIMA MARIA ARAUJO BERTINI

Resumo

É com grande alegria e compromisso que apresento a primeira edição da Revista Encontros Baobá, publicação científica vinculada à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), por meio do LAPDEA - Laboratório de Pesquisa em Subjetividades, Tecnologias Sociais e Ambiente - Grupo de Pesquisa do CNPq. Este lançamento marca o início de uma trajetória dedicada à difusão de saberes, à valorização dos territórios e à construção de pontes entre ciência, cultura e sociedade.
Fundada em 2025, a Revista Encontros Baobá nasce como espaço de diálogo interdisciplinar, voltado à publicação de estudos e pesquisas inéditas nas áreas de Psicologia, Sociedade, Saúde, Educação, Tecnologia e Natureza. Em formato eletrônico e de publicação contínua, sua proposta é acompanhar o dinamismo das produções contemporâneas, sem perder de vista a profundidade dos encontros que constituem o conhecimento científico e cultural.
A Revista é vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Subjetividades, Tecnologias Sociais e Ambiente (LAPDEA/CNPq), grupo que tem se dedicado às linhas de pesquisa que o constituem — voltadas ao conhecimento sobre subjetividades, tecnologias sociais e às relações entre ser humano e ambiente – expressando o compromisso com a diversidade epistemológica e com o diálogo entre diferentes formas de saber.
Inspirada no Baobá, árvore símbolo de resistência, ancestralidade e sabedoria, a Revista se propõe a ser um território fértil de trocas, abrigo de vozes múltiplas e semeadora de novas ideias. Os encontros aqui reunidos refletem o desejo de cultivar o compromisso ético-político com a ciência, comprometida com a vida e com a transformação social, na perspectiva pluriepistêmica do conhecimento.
A cada edição, a Revista Encontros Baobá se apresenta não apenas como um espaço de publicação científica, mas como um convite à escuta, à partilha e à criação coletiva do conhecimento.
Que esta primeira edição inaugure uma caminhada marcada pela potência dos encontros, pelo respeito à diversidade e pelo acreditar na reflexão como ato de criação de novos nexos consigo mesmo e com a realidade que vivemos.
Profa. Dra. Fátima Maria Araújo Bertini
Editora-Chefe
Revista Encontros Baobá — UNILAB, 2025
Redenção – Ceará – Brasil.
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025.
4º Dia da 30º COPE - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em Belém-Pará-Brasil.
(Dia Internacional da Bondade)

Arquivos adicionais

Publicado

13-11-2025