Palavras-chave:
saúde mental, matriciamento, atenção psicossocial
Resumo
Introdução: Diante do aumento de notificações de transtornos mentais na população brasileira, sobretudo na atual conjuntura de vulnerabilidades socioeconômicas, o matriciamento é acionado ante à busca de uma maior qualificação do cuidado. Assim, com suporte em revisão sistemática e bibliométrica, objetiva-se propor o desenho de diretrizes para a gestão do processo de Matriciamento em Saúde Mental, dialogando com as dimensões do contexto do trabalho. Metodologia: A pesquisa, possui natureza qualitativa e adotou duas abordagens metodológicas relacionadas à revisão de literatura: a bibliometria, análise lexical e a revisão sistemática. Resultados: Foram apresentadas discussões baseadas em rede temática, no plano cartesiano a partir de cluster de termos, e aprofundamento compreensível em pesquisas com maior disseminação acadêmico-científica. Os resultados sugerem a necessidade de um modelo de processo de matriciamento, à medida que foram identificados desafios enfrentados pelas equipes, especialmente relacionados ao contexto de trabalho. Considerações Finais: Para tanto, a pesquisa contribui em duas vertentes: no âmbito acadêmico, ao sistematizar e integrar estudos, apresentando um panorama atualizado sobre o matriciamento em saúde mental; e, no âmbito prático, ao propor 8 diretrizes para gestores e profissionais atuantes no contexto da Rede de Atenção Psicossocial na perspectiva de orientar políticas públicas e práticas organizacionais mais efetivas, colaborativas e centradas no cuidado integral.
Biografia do Autor
Fernando Gervásio Gonçalves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB
Fernando Gervásio Gonçalves, estudante de administração pública na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira UNILAB. Estudei durante 3 anos na Universidade Agostinho Neto em Angola, frequentando o curso de Gestão Financeira. Falo fluentemente a língua francesa e portuguesa. Minhas áreas de interesse são; administração, políticas públicas com focos nas políticas de ações afirmativas com enfoque nas questões étnico-raciais e desigualdades de gênero, economia, concretamente no estudo de economia solidária, economia criativa e circular, realçando o meu interesse na melhoria do sistema económico global apostando em mundo mais sustentável. Trabalhei como bolsista durante um ano no programa pulsar, participei do projeto de pesquisa a arte na administração pública, faço parte do projeto de extensão religar-te e sou bolsista da incubadora tecnológica de economia solidária. Minhas principais habilidades são; comunicação, pensamento crítico, tomada de decisões complexas, criatividade, inteligência emocional e empatia, colaboração e trabalho em equipe, comunicação interpessoal, adaptabilidade e flexibilidade, liderança.
Carmen Liconde Carlos Fernando, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB
Ola sou Carmen Liconde Carlos FernandoSou estudante de Farmácia na Unilab, com um profundo interesse em Farmácia industrial, química orgânica aplicada a fármacos e saúde pública. Atualmente atuo como colaboradora em projetos de pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento de novos medicamentos. Tenho como objetivo continuar minha carreira na pesquisa farmacêutica, contribuindo para o desenvolvimento de medicamentos inovadores e soluções de saúde pública. Estou interessada em oportunidades que me permitam aplicar e expandir minhas habilidades em ambientes colaborativos e dinâmicos
Marcleide Sampaio Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública – Universidade Federal do Piauí
Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Finanças, Auditoria e Controladoria pelo Centro Universitário UNINTA (2023) e Graduação em Administração pela Faculdade Luciano Feijão (2021) . Experiência de oito anos na área de administração em uma empresa privada no segmentos de eventos e participante do Grupo de Pesquisa Nupytes.
Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG
Estágio Pós-doutoral (Programa de Pós-Graduação em Administração-Universidade Estadual do Ceará). Doutora e Mestre em Administração, Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora na Faculdade de Psicologia da PUC-Minas, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí. Bolsista CAPES (Mestrado) e FUNCAP (Doutorado). Estudos, pesquisas e práticas sociais extensionistas centrados nas dinâmicas das organizações e do mundo do trabalho, em análises relativas aos processos de subjetivação, processos psicossociais e psico-socioambientais, práticas sociais organizativas em atenção ao cotidiano e entendimentos sobre significados e sentidos relacionados ao mundo laboral. Interesse em diálogos interdisciplinares que potencializem reflexões sobre as pessoas, as organizações, o ambiente (lugar, espaço, território) e a sociedade, incluindo estudos críticos decoloniais e sustentabilidade e contribuições no campo da educação e do desenvolvimento de competências, considerando pesquisas centradas em epistemologias qualitativas e estudos relacionais de base quantitativa. Pesquisadora junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em projeto sobre Saneamento, Mudanças Climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2022-2023). Representante do Brasil junto à Red Internacional Femenina para la Investigación en Emprendimiento, Innovación y Sostenibilidad RedIFIEIS (REG-RED-20-0117). Membro do Grupo de Trabalho n. 66 Psicossociologia do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da Rede Iberoamericana de Psicologia das Organizações e do Trabalho (RIPOT) e na Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP). Líder do Núcleo de Pesquisa CNPq Psicossociologia, Trabalho e Estudos Socioambientais, em parceria com a Universidade Federal do Piauí. E-mail: fabianabizarria@pucminas.br