No entre-lugar do corpo, gênero, sexualidade e raça: encontros com outras crianças e infâncias

  • Alexsandro Rodrigues UFES
  • Castiel Vitorino Brasileiro Ufes
  • Jésio Zamboni Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Narrativas, imagens, cenas de crianças e infâncias comparecem nessa escrita com objetivo de colocar em destaque outras possibilidades de compreensão de subjetividades crianceiras em relações dissidentes com o corpo, gênero, sexualidade e raça. As crianças e infâncias nesse artigo, efeitos interseccionais de relações de saberes e poderes em seus processos de subjetivação em desvios, nos permitem, na potência de suas presenças, sentir e desejar a vida como novidade, funcionando como contradispositivos que fragilizam o desejo de norma.  O artigo em questão se vale de aproximações com os estudos pós-estruturalistas, estudos da infância, estudos decolonias e queer. Com a força dessas crianças sexualizadas e racializadas, podemos sentir que outras histórias precisam ser contadas e valoradas.        
 
Palavras-chave: criança, infância, corpo, gênero, sexualidade, raça.  

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Estudante de Psicologia e bolsista de Iniciação cientifica na Universidade Federal do Espírito Santo . 
##submission.authorWithAffiliation##
Professor do Curso de Psicologia e do Programa de P´ós-Graduação em Psicologia Insitucional da Universidade Federal do Espírito Santo
Publicado
2018-06-28
Como Citar
RODRIGUES, Alexsandro; BRASILEIRO, Castiel Vitorino; ZAMBONI, Jésio. No entre-lugar do corpo, gênero, sexualidade e raça: encontros com outras crianças e infâncias. Rebeh - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, [S.l.], v. 1, n. 02, p. 29-46, june 2018. ISSN 2595-3206. Disponível em: <http://revistas.unilab.edu.br/index.php/rebeh/article/view/107>. Acesso em: 18 oct. 2018.
Seção
Artigos