Aspectos de concordância verbal na aprendizagem do português língua estrangeira

  • Diocleciano Nhatuve Universidade do Zimbabwe (leitor) Universidade de Coimbra (doutorando)
  • Margret Chipara Universidade do Zimbabwe (docente) University of South Africa (doutoranda)

Resumo

Este artigo tem com objetivo apresentar as tendências da concordância verbal em Português língua estrangeira. O estudo baseia-se na teoria sociolingüística e na metodologia qualitativa de tal sorte que revela aspetos de concordância salientes na linguagem escrita por aprendentes de Português na Universidade do Zimbabwe. Os resultados indicam aspetos e fatores de concordância verbal desviante comuns a todas as variantes. No entanto, os mesmos dados revelam igualmente aspetos particulares ao grupo. As variáveis sociais condicionantes dos desvios não são necessariamente as mesmas; ademais, enquanto noutras variantes, em que apenas se registram desvios de número, a saliência fônica singular/plural da terceira pessoa é favorável à concordância, no seio do grupo alvo, em que ocorrem desvios de número e de pessoa, revela-se menos significativa. É na concordância em pessoa que se concentram as dificuldades, as quais consistem na confusão entre a 1ª e a 3ª pessoas do singular

Biografia do Autor

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Diocleciano Nhatuve é natural de Moçambique, Licenciando em Ensino de Português pela Universidade Mondlane – Maputo; Mestre em Ciências da Linguagem e Comunicação pela Universidade de Évora; Leitor de Português na Universidade do Zimbabwe e Doutorando em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino – Universidade de Coimbra. 
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Nacionalidade zimbabweanaDocente de PLE e de literaturas lusofonasMPhil em traducao literariaDoutoranda pela University of South Africa
Publicado
2017-08-11
Como Citar
NHATUVE, Diocleciano; CHIPARA, Margret. Aspectos de concordância verbal na aprendizagem do português língua estrangeira. Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos (ISSN: 2526-3455), [S.l.], v. 1, n. 2, p. 8-14, aug. 2017. ISSN 2526-3455. Disponível em: <http://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/60>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Seção
Artigo experimental (acadêmico)

Palavras-chave

Português língua estrangeira; Concordância verbal; Pessoa e número; Aspetos marcantes