A Construção do ethos heroico em Lampião e Volta Seca em Itabaiana

  • Andréa Mendonça Cunha Universidade Federal de Sergipe
  • Márcia Regina Curado Pereira Mariano Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente artigo visa à análise da narrativa cordelista Lampião e Volta Seca em Itabaiana, de autoria de Robério Santos, em que serão observados os recursos retórico-argumentativos referentes aos lugares de pessoa e de essência, utilizados pelo orador na construção do ethos heroico para o cangaceiro Volta Seca. Para tanto, discorreremos acerca do conceito de ethos, por meio da retórica e de estudos recentes que adaptam essa noção. Na análise, privilegiaremos os estudos de argumentação perelmanianos, que têm base aristotélica. Além disso, firmaremos a construção da imagem desse herói evidenciando sua aproximação com o herói épico, visto que ambos se constroem pela mescla do plano mítico e do plano histórico. Para esta aproximação, tomaremos como referência Silva e Ramalho (2007). Ainda desenvolveremos, a partir dos estudos de Santos (2014), um breve comentário sobre o cangaço e sua história, mais especificamente, na cidade de Itabaiana, no estado de Sergipe, onde viveu Volta Seca. A partir da análise, evidenciamos uma relação entre o ethos de bravura do cangaceiro e dos próprios moradores da cidade.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda (6º período), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica desde 2015, voluntária em projeto PIBID.
##submission.authorWithAffiliation##
Professora Adjunta III do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe, campus Itabaiana
Publicado
2017-08-11
Como Citar
CUNHA, Andréa Mendonça; MARIANO, Márcia Regina Curado Pereira. A Construção do ethos heroico em Lampião e Volta Seca em Itabaiana. Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos (ISSN: 2526-3455), [S.l.], v. 1, n. 2, p. 79-94, aug. 2017. ISSN 2526-3455. Disponível em: <http://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/58>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Seção
Artigo experimental (acadêmico)

Palavras-chave

Ethos; Herói; Retórica.