A Construção do ethos heroico em Lampião e Volta Seca em Itabaiana

  • Andréa Mendonça Cunha Universidade Federal de Sergipe
  • Márcia Regina Curado Pereira Mariano Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente artigo visa à análise da narrativa cordelista Lampião e Volta Seca em Itabaiana, de autoria de Robério Santos, em que serão observados os recursos retórico-argumentativos referentes aos lugares de pessoa e de essência, utilizados pelo orador na construção do ethos heroico para o cangaceiro Volta Seca. Para tanto, discorreremos acerca do conceito de ethos, por meio da retórica e de estudos recentes que adaptam essa noção. Na análise, privilegiaremos os estudos de argumentação perelmanianos, que têm base aristotélica. Além disso, firmaremos a construção da imagem desse herói evidenciando sua aproximação com o herói épico, visto que ambos se constroem pela mescla do plano mítico e do plano histórico. Para esta aproximação, tomaremos como referência Silva e Ramalho (2007). Ainda desenvolveremos, a partir dos estudos de Santos (2014), um breve comentário sobre o cangaço e sua história, mais especificamente, na cidade de Itabaiana, no estado de Sergipe, onde viveu Volta Seca. A partir da análise, evidenciamos uma relação entre o ethos de bravura do cangaceiro e dos próprios moradores da cidade.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda (6º período), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica desde 2015, voluntária em projeto PIBID.
##submission.authorWithAffiliation##
Professora Adjunta III do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe, campus Itabaiana

Referências

AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: Retórica, Pragmática, Sociologia dos Campos. In: Imagens de si no discurso – a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2016. p. 119-144.
ARISTÓTELES. Retórica. Trad. de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011. [384-322 a.C..]
FERREIRA, Luiz Antonio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.
FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido – estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.
_____. Figuras de Retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
LUCIANO, Aderaldo. Apontamento para uma história crítica do cordel brasileiro. Rio de Janeiro: Adaga, 2012.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: Imagens de si no discurso – a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2016. p. 69-92.
MARIANO, Márcia Regina C. Pereira. As Figuras de Argumentação como estratégias discursivas. Um estudo em avaliações do ensino superior, 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.
_____ A questão do auditório em Perelman: o que as capas de revista dizem sobre os leitores. In: MARIANO, Márcia R. C. P.; SANTANA, Flávio P. Diversas faces de Itabaiana: análises discursivas da Cidade dos Caminhoneiros. Aracaju: ArtNer, 2016. p. 17-54.
MEYER, Michel. A Retórica. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
NEMER, Sylvia Regina B. A função intertextual do cordel no cinema de Glauber Rocha. 2005. 222 p. Tese (Escola de Comunicação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.
PERELMAN, Chaïm. Retóricas. Trad. de Maria E. de A. P. Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1997. [1989]
PERELMAN, Chaïm; TYTECA, Lucie O. Tratado da Argumentação: A nova Retórica. Trad. de Maria E. de A.P. Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005. [1958]
SANTOS, Robério. Lampião e Volta Seca em Itabaiana. 1ª ed. Editora: OMNIA. 2013.
_____. O cangaço em Itabaiana grande. Editora: Infographics, 2014.
SANTANA, Flávio Passos; MARIANO, Márcia Regina C. P. A construção do ethos de uma cidade e de seus habitantes em uma revista local. In: MARIANO, Márcia R. C. P.; SANTANA, Flávio P. Diversas faces de Itabaiana: análises discursivas da Cidade dos Caminhoneiros. Aracaju: ArtNer, 2016. p. 55- 71.
SILVA, Anazildo V. da; RAMALHO, Christina B. História da epopeia brasileira – teoria, crítica e percurso. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
SILVA, Raimundo José da. Identidades e representações do Nordeste na literatura de cordel. 2008. 187 p. Dissertação (Pós-graduação stricto sensu – área de concentração: Estudos linguísticos). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Publicado
2017-08-11
Como Citar
CUNHA, Andréa Mendonça; MARIANO, Márcia Regina Curado Pereira. A Construção do ethos heroico em Lampião e Volta Seca em Itabaiana. Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 79-94, aug. 2017. ISSN 2526-3455. Disponível em: <http://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/58>. Acesso em: 25 may 2018.
Seção
Artigo experimental (acadêmico)

Palavras-chave

Ethos; Herói; Retórica.