DUDUNEY, Gavin; HOCHLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. (Tradução de Marcos Marcionilo). São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 352 p.

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
  • Ana Maria Pereira Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Resumo

Entre poucas obras, no campo dos estudos das linguagens e das tecnologias no Brasil, o livro Letramentos digitais - traduzido pelo editor Marcos Marcionilo – traz inúmeras contribuições para a aprendizagem linguística mediada por novas habilidades e novas estratégias de como se trabalhar pedagogicamente não só os conceitos-chave das teorias, mas também a aplicação/integração de pressupostos teóricos às práticas de ensino de línguas e tecnologias atualmente; conectando professores e alunos, possibilitando-os não apenas assimilar os aportes teóricos mencionados, fazer com que os professores, sobretudo da educação básica possam se apropriar de uma taxonomia e de uma explanação reflexiva acerca dos letramentos digitais.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
É Revisor/Editor com CERTIFICATE FOR REVIEWING PAPERS pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE), 2017. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). BACHAREL em TEOLOGIA pela Faculdade Nacional Tecnológica (2016). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). CONSULTOR Educacional (revisão de Trabalhos Acadêmicos), atuando principalmente nos seguintes temas: Produção/compreensão escrita de gêneros textuais/discursivos, comunidade discursiva, gêneros acadêmicos, artigo acadêmico experimental, projeto de pesquisa e análise sociorretórica de Swales. Análise de Textos/Imagens. Letramento Digital. Ensino de LP. Formação de Professor de LP. Letramento Visual/Multimodal. Gramática do Designer Visual - ADV. Teoria da Multimodalidade do Discurso (TMD). Livro Didático de LP. Multiculturalismo de McLaren. Educação Intercultural. Gestão e Políticas Interculturais. História e Literatura Africanas/Afro-Brasileiras.
##submission.authorWithAffiliation##
Concluiu Doutorado e Mestrado em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. Atualmente coordena o projeto ?Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário?; integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; coordena o Grupo de Estudos "Práticas de Letramento, Gêneros Textuais, Tecnologias e Formação Tecnológica do Professor" (PRAGENTEFORTE); coordena o projeto de iniciação científica "Práticas escolares para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos e formação tecnológica dos professores das escolas de ensino médio de Limoeiro do Norte". Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor. (Texto informado pelo autor). Atualmente é coordenadora do Programa Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE. 
Publicado
2017-08-11
Como Citar
DE OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes; PEREIRA LIMA, Ana Maria. DUDUNEY, Gavin; HOCHLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. (Tradução de Marcos Marcionilo). São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 352 p.. Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos (ISSN: 2526-3455), [S.l.], v. 1, n. 2, p. 128-130, aug. 2017. ISSN 2526-3455. Disponível em: <http://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/52>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Seção
Resenha

Palavras-chave

letramentos digitais. atividades.