O “otimismo” de Voltaire entextualizado na novela Êta mundo bom

Autores

  • Adriana Regina Dantas Martins Centro Universitário Unigrande
  • Diego Alves Holanda Universidade Estadual do Ceará

Resumo

A telenovela, ou folhetim, é amplamente difundida no Brasil e aceita como produto cultural autêntico de nossa cultura ao abordar temas estreitamente relacionados à realidade de nosso país. Um dos objetos principais da presente pesquisa, a novela Êta mundo bom exibida pela Rede Globo de Televisão, teve sua trama central baseada na obra iluminista Cândido, ou Otimismo de Voltaire. Tal fato nos fez questionar como uma obra escrita no século XVIII conseguiu demonstrar relevância no cotidiano do brasileiro no ano de 2016. Nesse aspecto, o presente artigo teve como objetivo principal verificar a relação entre o conceito de “otimismo” existente na obra de Voltaire e em sua adaptação para o gênero telenovela. Optamos por conduzir a análise por intermédio de uma abordagem qualitativa de método exploratório-descritivo. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseados nos estudos de Bauman e Briggs (1990); Silva (2014) considerando os estudos da entextualização, que permite o deslocamento de um discurso para um outro evento de interação. Discorremos também sobre o discurso do pensador cristão alemão Leibniz, que, no século XVIII, advogava em prol de uma perspectiva otimista face às adversidades da vida, em contraponto ao pensamento iluminista da época. O olhar esperançoso sobre o mundo assumido por Leibniz parece ter encontrado respaldo no Brasil do século XXI, visto que em 2014 foi eleito o país mais confiante no futuro segundo pesquisas realizadas. Em território nacional, a telenovela é um produto televisivo vastamente consumido pela população e, deste modo, necessita abordar temas que estejam em consonância com a preferência da maioria dos telespectadores. A temática do otimismo se adequou à telenovela na adaptação do livro Cândido para o gênero em questão, mudando seu nome para Êta mundo bom. Apesar de ter sua origem na obra iluminista de Voltaire, que criticava abertamente o pensamento otimista de Leibniz, o folhetim assumiu uma perspectiva menos crítica e mais parecida com a do pensador alemão ao tomar o otimismo como característica positiva marcante para seu protagonista, Candinho. Para a coleta de dados, optamos por retirar excertos da obra original de Voltaire, Cândido ou Otimismo e transcrições das falas dos personagens da telenovela Êta mundo bom, de Walcyr Carrasco. Os fragmentos textuais foram selecionados por girarem em torno dos personagens centrais das tramas. A comparação dos dados coletados foi realizada por meio da entextualização, na qual buscamos não somente apontar características de cada período histórico, mas também expor a ressignificação que o texto sofreu através das eras. Os resultados da análise acusaram a ressignificação do conceito de otimismo no processo de entextualização entre o livro e sua adaptação para o folhetim. Na telenovela, as intenções iluministas críticas ao otimismo de Leibniz se esvaziaram. Se os infortúnios acometidos à Cândido, protagonista do livro de Voltaire, serviam como ilustração para a impraticabilidade da visão otimista, a telenovela lançou mão dos dissabores vividos por Candinho como trampolim para realçar as suas virtudes perante o telespectador ao também assumir uma postura despreocupada e esperançosa perante as adversidades causadas pelos vilões da trama.

Palavras-chave: Otimismo. Novela. Entextualização.

Biografia do Autor

Adriana Regina Dantas Martins, Centro Universitário Unigrande

Mestre em Linguística Aplicada UECE; Especialista em Linguística Aplicada da Língua Estrangeira FA7; Graduada em Letras Português-Inglês FGF. Professora do curso de Letras e Núcleo de Educação a Distância FGF. Professora convidada no curso de Especialização em Língua Portuguesa UECE. Atua principalmente nos seguintes temas: Coordenação de Extensão e responsabilidade social; Formação de professores; Pedagogia; Ensino de Língua e Literatura Inglesa e portuguesa; Análise do Discurso; coordenadora de Estágio Supervisionado- Português e Inglês; Educação a Distância; Linguística Aplicada; Inglês e Português Instrumental; Novas Tecnologias; Membro do corpo editorial da Revista Perspectiva - FGF; Coordenadora do grupo de Pesquisa Científica Analisis; Escritora de material didático para os cursos de Pedagogia e Língua Portuguesa; Idealizadora do Curso TCC Na Mão.

Diego Alves Holanda, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Inglês pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2008) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas Estrangeiras e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, língua japonesa, abordagem comunicativa, ensino de língua inglesa e japonesa e livro didático.

Referências

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Publicado

30-12-2019