Níveis de leitura de alunos da rede pública: um estudo sobre a capacidade de letramento
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a proficiência em leitura dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. Para realizar a investigação, optou-se pela pesquisa de campo de abordagem qualitativa, associada à pesquisa documental e bibliográfica. A coleta de dados envolveu observação em sala de aula e aplicação de questionário. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem compreensão leitora e avaliação externa, tais como: Rojo (2009); Coscarelli e Cafiero (2013); Gomes (2014); Teixeira; Gomes (2015); Teixeira (2016). Trata-se de uma pesquisa que estimula os estudos no campo da avaliação educacional no contexto atual. Os resultados sugerem investimentos em planos, projetos, ações e políticas públicas de leitura voltadas para a melhoria na qualidade do Ensino Médio.
Referências
BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, N.V. Marxismo e filosofia da linguagem. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1929/1992. 196 p.
BAKHTIN, M.. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M.. Estética da Criação Verbal. Paulo Bezerra. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 277-326.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: SAEB: ensino médio: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. 127 p.
BRASIL. Relatório Nacional Pisa 2012: Resultados Brasileiros. Disponível em<: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacion al_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf> Acesso em 8 maio 2019.
COSCARELLI, C. V; CAFIEIRO, D. Ler e ensinar a ler. In (Org.) ______; Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013, p. 8-35.
COSCARELLI, C. V.; PRAZERES, L.. Avaliando a leitura. In (Org.) ______; Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013, p. 162-183
GOMES, S. S. Os docentes e as políticas de avaliação externa e interna: articulações, tensões e perspectivas. In: Anais... do X SEMINÁRIO DA REDE ESTRADO. Direito à Educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa, 2014b, Salvador: UNEB, 2014 a. p. 1-15.
GOMES, S. S. Um olhar sobre as práticas de avaliação na escola. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014b. 176p.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. PROEB – 2011/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAED. v. 3, CAEd. V. 1, (jan./dez. 2011), Juiz de Fora, 2011 – Anual. (Conteúdo: Revista Pedagógica – Língua Portuguesa – 3º ano do Ensino Médio).
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. PROEB – 2012/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAED. v. 3, CAEd. V. 1, (jan./dez. 2012), Juiz de Fora, 2012 – Anual. (Conteúdo: Revista Pedagógica – Língua Portuguesa – 3º ano do Ensino Médio).
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. PROEB – 2013/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAED. v. 3, CAEd. V. 1, (jan./dez. 2013), Juiz de Fora, 2013 - Anual. (Conteúdo: Revista Pedagógica – Língua Portuguesa – 3º ano do Ensino Médio).
MINAS GERAIS. CBC. Conteúdo Básico Comum de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. Disponível em: < http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/ portugues_em/eixo1.htm>. Acesso em: 13 de abril de 2015.
ROJO, R.. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.
ROJO, R.. Alfabetismo(s): Desenvolvimento de competências de leitura e escrita. In (Org.) ROJO, R. .Letramentos Múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009, p. 73-83.
TEIXEIRA, A; GOMES, S. S.. Habilidades de leitura no ensino médio: um estudo da prática docente em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade (on line), v. 4, p.43-64 - , 2015.
TEIXEIRA, A.. Proficiência leitora no ensino médio: um estudo dos resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica de Minas Gerais (PROEB) - Dissertação - (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2016.
VYGOTSKY, L. S.. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1930/1998.
VYGOTSKY, L. S.. A construção do pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1934/1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).