Sinais de pontuação e BNCC: reflexões dialógicas

Autores

  • Anderson Cristiano da Silva SEE-SP/PUC-SP

Resumo

Este trabalho objetiva refletir a respeito dos sinais de pontuação dentro da Base Nacional Comum Curricular, preocupando-se com as primeiras ocorrências encontradas sobre a temática no documento. Para tanto, recorremos ao construto teórico delineado pela Análise Dialógica do Discurso, na qual nos restringimos aos conceito-chave de enunciado concreto. Para analisar esse documento, no que tange aos sinais de pontuação, utilizamos uma versão eletrônica em PDF, que possibilita o recurso de localizar palavras. Ao colocarmos a palavra pontuação, encontramos 24 ocorrências para esse vocábulo, das quais nos limitamos a analisar, conforme as coerções limitativas deste artigo, as primeiras ocorrências a respeito da pontuação, que correspondem a parte introdutória do conteúdo. Em nossas considerações, observamos que a pontuação foi apresentada de maneira consonante comparado a outros documentos parametrizadores, bem como sua abordagem inicial está alinhada aos novos estudos sobre o conteúdo desenvolvidos pela Linguística contemporânea.

Referências

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. O freudismo: um esboço crítico. Trad. Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas de edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em 02 nov. 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília/São José dos Campos: MEC/SEF/UNIVAP, 2001.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010a.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares para o ensino fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2010b.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação: lei n. 13.0005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Palácio do Planalto/Casa Civil, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em 01 nov. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso em: 01 dez. 2018.

CATACH, N. La ponctuation: histoire et système. Paris. Presses Universitaires de France, 1994.

CHACON, L. Ritmo da escrita: uma organização do heterogêneo da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

DAHLET, V. Pontuação, Língua, Discurso. Comunicação apresentada no 24° Seminário do GEL/1994 – FFLCH/USP-SP. São Paulo, 1995, p. 337-340.

DAHLET, V. As (man)obras da pontuação: usos e significações. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

FLORES, V. do N. et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.

JAKUBINSKIJ, L. Sobre a fala dialogal. Tradução Dóris de Arruda C. da Cunha; Suzana Leite Cortez. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

NUMBERG, G. The linguistics of ponctuation. Lecture Notes, number 18. Stanford, CA: Center for The Study of Language and Information, 1990.

ROCHA, I. L. V. O sistema de pontuação na escrita ocidental: uma retrospectiva. DELTA, São Paulo, v. 13, n. 1, 1997. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 16 dez. 2007a.

ROCHA, I. L. V. Flutuação no modo de pontuar e estilos de pontuação. DELTA, São Paulo, v. 14, n. 1, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 17 dez. 2007b.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

30-12-2019