Introduções do gênero monografia: uma análise à luz do modelo CARS, de John Malcolm Swales
Resumo
Este artigo aborda a organização retórica do gênero introdução de monografia apresentados no Curso de Geografia Licenciatura, especificamente no período de 2011 a 2013, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo é descrever os passos retóricos e a organização dessas introduções, a partir da abordagem teórico-metodológica da análise de gênero textual de linha anglo-americana, para isso utilizamos a nova retórica de Carolyn Rae Miller (1984, 1994), Charles Bazerman (1997), Luiz Antônio Marcuschi (2010) e a sociorretórica de John Malcolm Swales (1990). A organização retórica dessas introduções propõe fornecer subsídios para que os estudantes de graduação reconheçam e exercitem os gêneros textuais acadêmicos a partir de suas características formais e funcionais, a fim de que realizem eficazmente os propósitos comunicativos de cada gênero textual e entendam as práticas sociais que os envolvam em qualquer comunidade discursiva e acadêmica.
Palavras-chave: Modelo CARS. Introduções. Monografias.
Referências
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. Ângela Paiva Dionísio, Judith Chambliss Hoffnagel (Orgs)- São Paulo: Cortez Editora, 2005.
BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola Editorial., 2005.
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MARCUSHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo. Parábola Editorial, 2008.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Genre analysis english in academic and research settings. Cambridge (UK); New York: Cambridge University Press, 1990.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Genre identification and communicative purpose: a problem and possible solution. NY: Cambridge, 2001.
MILLER, Carolyn R. 1984. Genre as Social Action. Quarterly Journal of Speech 70.p. 1984, pp. 151-167.
MILLER, Carolyn R.. Rhetoric Community: the cultural basis of genre. In: FREEDMAN, Aviva; MEDWAY, Peter. Genre and the New Rethoric. UK: Taylor & Francis, 2005, pp. 67-78.
MILLER, Carolyn R.. Estudos sobre: gênero textual agência e tecnologia. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009.
SWALES, John M. Other floors, other voices: a textography of a small university building. Mahwah, NY: Laurence Erlbaum, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).