Mestrado profissional em letras e prática docente no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso

  • Geison Araujo Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Jailson Almeida Conceição

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa concluída, que teve como foco a práxis pedagógica de um professor egresso do Mestrado Profissional em Letras (Profletras/PI), objetivando investigar a articulação que o sujeito da pesquisa faz entre as instâncias do ensino de língua: leitura, produção de texto e análise linguística. Trata-se de uma pesquisa quali-interpretativista, estruturada no formato de estudo de caso. Para fundamentar nossas discussões e análises, ancoramo-nos em autores como Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Geraldi (1996; 1997), Kleiman (1989; 1996; 2007), Mendonça (2006), Marcuschi (2008), Corrêa (2009), além dos PCN (1998) e das Diretrizes Curriculares do Profletras, dentre outros  Os resultados demonstram que, mesmo após a formação no Profletras, a prática do docente analisada apresenta uma fragmentação no tocante à articulação entre leitura, produção de texto e análise linguística.

Referências

BAKHTIN, Mikail. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Trad.: A. R. Machado e P. Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
CAPES. Mestrado Profissional: o que é?. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e>. Acesso em: 03 jul. 2017a.
______. Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Disponível em: . Acesso em 05 de out. 2017b
CASTRO, Cláudio de Moura. A hora do mestrado profissional. RBPF. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 4, p. 16-23, jul. 2005.
CORRÊA, Lêda Pires. Da disciplinarização dos saberes elementares ao texto como unidade de ensino. In: ARAUJO, Maria Inês Oliveira et al. (orgs.). Desafios da formação de professores para o século XXI: a construção do novo olhar sobre a prática docente. Aracaju/SE: UFS, 2009.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de sala: leitura e produção. São Paulo: Ática, 1997.
KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1996.
______. O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. Campinas, SP: Unicamp, 2007.
LEAL, Telma Ferraz. Mais que escrita. Revista Nova Escola, n. 27, jan. 2010. p. 12-14.
LEFFA, Vilson J. Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas/RS: Educat, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editora, 2008.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio.; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 199-226.
PERFEITO, Alba. Concepções de linguagem e análise linguística: diagnósticos para proposta de intervenção. Disponível em . Acesso em 18 out. 2017.
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação da aprendizagem – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PONTE, José Camelo. Camelo. Leitura: identidade e inserção social. SP: Paulus, 2007.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, Mercado de Letras, 1996.
UFRN. Regimento do PROFLETRAS. Disponível em: . Acesso em: 05 de out. 2017.
Publicado
2018-11-29
Como Citar
SILVA, Geison Araujo; CONCEIÇÃO, Jailson Almeida. Mestrado profissional em letras e prática docente no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso. Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 38-53, nov. 2018. ISSN 2526-3455. Disponível em: <http://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/126>. Acesso em: 23 aug. 2019.
Seção
Artigo experimental (acadêmico)

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##