Nem só sertão, nem só litoral: múltiplos espaços nas canções do "Pessoal do Ceará"

  • Maria das Dores Nogueira Mendes UFC

Resumo

Nesta pesquisa, propomos apresentar as estratégias discursivas empregadas pelo grupo de cantores e compositores cearenses intitulado “Pessoal do Ceará” para investir na topografia discursiva regional e definir uma identificação com o lugar de origem. Para isso, tomamos por base teórica Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005) e Costa (2001). O “Pessoal do Ceará” caracteriza-se pelo processo de investimento circular na categoria topografia e por construir o Ceará/Nordeste quase sempre pelo prisma dos múltiplos espaços, instituindo uma identificação com um lugar constitutivamente plural, que supera as já conhecidas metonímias criadas, respectivamente, pelas práticas discursivas da Literatura e da Propaganda Turística, como tomar o sertão ou o litoral pelo Nordeste.

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Publicado
2018-04-07
Como Citar
MENDES, Maria das Dores Nogueira. Nem só sertão, nem só litoral: múltiplos espaços nas canções do "Pessoal do Ceará". Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 55-63, apr. 2018. ISSN 2526-3455. Disponível em: <http://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/100>. Acesso em: 11 dec. 2018.
Seção
Artigo experimental (acadêmico)