Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores e autoras

ARTIGOS (DOSSIÊ OU LIVRE)

A Ayé - Revista de Antropologia na Seção Dossiê ou Livre somente aceita trabalhos de autores com titulação mínima de graduado (a) MESTRANDO (A).

No momento, os textos para submissão deverão ser enviados para o e-mail da Ayé: Revista de Antropologia

E-mail: ayerevistadeantropologia@gmail.com

As contribuições em formato de artigo poderão ser apresentadas para o Dossiê Temático ou como Artigos Livres.

Em ambos os casos, as contribuições deverão observar as seguintes orientações:
1.1. Ser inédito e não estar submetido a outro periódico.
1.2. Além do título no idioma do texto (português ou espanhol), o artigo deve ter um segundo título em inglês, francês ou espanhol. Os artigos deverão conter um resumo em português ou espanhol e outro em inglês, francês ou espanhol, contendo no máximo 1.000 caracteres com espaço.Também deverão contar com uma lista de três palavras-chave, em português ou espanhol e outra em inglês, francês ou espanhol, separadas por ponto.
1.3. O texto deverá ter a extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas. A página deverá ser em formato A4 com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm. O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deverá ser escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento 1,5, podendo ser escrito em português ou espanhol, em formato de arquivo .doc ou .docx.
1.4. As citações no interior do texto deverão obedecer às seguintes normas:
1.4.1. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem ser indicadas entre parênteses: sobrenome do autor com letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (ABRANTES, 2016, p. 11-14).
1.4.2. As citações a partir de quatro linhas devem ser em tamanho 10 pt, espaço simples, com recuo à direito de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima.
1.4.3. Um autor (MENDONÇA, 2015); dois autores (SILVA; SUBUHANA, 2017); três ou mais autores (HOLANDA et al. 2009). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in;
1.5. As notas deverão estar no corpo do texto e deverão ser apenas explicativas;
1.6. Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte).
1.7. As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt como no modelo:
1.7.1. Artigos periódicos: RODRIGUES, Vera. E Agora Falamos Nós: Mulheres Beneficiárias do Bolsa Família em Redenção-CE. Revista Tomo, v. 01, p. 73-84, 2016.
1.7.2. Artigos de publicações referentes a eventos: LEWANDOWSKI, Andressa. Entre afetos e desejos: notas acerca da normatização da união entre casais de mesmo sexo. Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais - Desafios Antropológicos Contemporâneos. São Paulo, 2012.
1.7.3.1. Livros: ARAÚJO, Patrício Carneiro. Entre ataques e atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas. Itanhaém: Arché Editora, 2017.
1.7.3.2. Livros organizados: PÓLVORA, Jacqueline Britto; ANJOS, José Carlos Gomes (Org.). Dinâmicas identitárias, culturais e de gênero em Cabo Verde. Porto Alegre; Praia: Editora da UFRGS; Editora da UNICV, 2016.
1.7.3.3. Livros em coautoria: NUNES, Georgina Helena Lima; GOMES, Arilson dos Santos; BAPTISTA, Jean Tiago. I COPENE SUL: Congresso Regional de Pesquisadores Negros da Região Sul. Pelotas: Editora UFPEL, 2015.
1.7.4. Capítulos de livro: DAINESE, Graziele. Chegar à Terceira Margem: um caso de prosa, paixões e maldade. In: CARNEIRO, Ana Carneiro; DAINESE, Graziele; COMERFORD, John. (Org.). Giros etnográficos em Minas Gerais: conflito, casa, comida, prosa, festa, política e o diabo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.
1.7.5. Teses: ALMEIDA, Rafael Antunes. Objetos intangíveis: ufologia, ciência e segredo. Tese (Doutorado), Universidade de Brasília - UNB, Brasília, DF, 2015.
1.7.6. Dissertações: CIRNE, Michelle. ”Não é uma tonalidade de pele, é uma posição política”: a formação da identidade negra através do Projeto Universidade Livre. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA, 2007.
1.7.7. Citações de sites: Disponível em: http:// ......, acesso em 12 Jun.2018.

1.8 Todas as propostas serão submetidas à análise da Comissão Editorial, para a verificação de aspectos ligados ao conteúdo, à escrita (ortografia e gramática) e pertinência dos temas, antes de serem encaminhadas aos pareceristas membros do Conselho Editorial ou ad hoc. As propostas que não contemplarem as normas editoriais não serão encaminhadas para publicação

1.9 A Ayé: Revista de Antropologia informa que não se responsabiliza pelas opiniões emitidadas pelos autores em artigos, traduções, entrevistas ou resenhas. 

SESSÃO ENSAIOS ETNOGRÁFICOS E PASSOS INICIAIS

- Ensaios Etnográficos: selecionará artigos de docentes, através de chamada específica.
- Passos iniciais: selecionará artigos de graduados e de pós-graduandos (mestrando, mestre e doutorando) em Antropologia, através de chamada específica.

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nas contribuições enviadas, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos colaboradores. As opiniões emitidas pelos autores e autoras são de suas exclusivas responsabilidades.

Nota: A Ayé: Revista de Antropologia não cobra nenhuma taxa para submissão, processamento e publicação de manuscritos.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.